Orientações para Defesas – Mestrado / Doutorado

O trabalho final do curso de mestrado deve ter a forma de um texto de dissertação. O trabalho final de doutorado e doutorado direto deve ter a forma de um texto de tese. Estes modelos seguem as normas: ABNT, APA, ISO ou Vancouver.

As orientações para confecção dos exemplares de defesa estão disponíveis em Diretrizes para Elaboração de Dissertações e Teses – na página da Biblioteca da EESC.

MESTRADO

O aluno deverá efetuar o depósito, via sistema Janus, no mínimo 45 dias antes da data prevista para a defesa.

Documentos necessários para o depósito no Janus:

• pdf - Formulário para sugestão de Banca de Defesa de Mestrado
  • pdf - Certidão de nascimento ou casamento
  • pdf - Diploma de Graduação (frente e verso) - ATENÇÃO - Não é aceito o certificado de conclusão do curso, somente o Diploma
  • pdf - Histórico de Graduação
  • pdf - RG ou RNM (para estrangeiros)
  • pdf - Comprovação de submissão de um artigo, no qual o estudante seja primeiro autor, em revista internacional arbitrada ou conferência organizada por sociedade científica
  • pdf - Dissertação*
  • pdf - Anuência de depósito pelo orientador

Formulário de Acompanhamento de Egresso, não é inserido no Janus, deve ser encaminhado para o email posee@sc.usp.br

O Formulário de solicitação de Banca Remota, não é inserido no Janus e sim enviado pelo orientador Formulário de solicitação de Banca Remota

* A versão digital das dissertações da EESC deve adotar os seguintes modelos de capa e contracapa  -  Dissertação (Mestrado): Capa e Contracapa

Observações:

• No formulário para sugestão de Banca, deve constar o link do google meet para bancas remotas.
  • O aluno deve verificar a titulação correta a constar na Folha de Rosto: Mestre em Ciências, Programa de Engenharia Elétrica, com a indicação da Área de Concentração em que o aluno está matriculado.
  • A ficha catalográfica pode ser obtida pelo link: http://www.eesc.usp.br/fichacatalografica/

ORIENTAÇÕES APÓS DEFESA

DOUTORADO

Documentos necessários para o depósito no Janus:

• pdf - Formulário para sugestão de Banca de Defesa de Doutorado
  • pdf - Certidão de nascimento ou casamento
  • pdf - Diploma de Graduação (frente e verso)
  • pdf - Histórico de Graduação
  • pdf - RG ou RNM (para estrangeiros)
  • pdf - Diploma de Mestrado (frente e verso)
  • pdf - Histórico de Mestrado
  • pdf - Comprovação de submissão de um artigo, no qual o estudante seja primeiro autor, em revista internacional arbitrada.
  • pdf - Tese*
  • pdf - Anuência de depósito pelo orientador

* A versão digital das teses da EESC deve adotar os seguintes modelos de capa e contracapa - Tese (Doutorado): CapaContracapa

Observações:

• O aluno deve verificar a titulação correta a constar na Folha de Rosto: Doutor em Ciências, Programa de Engenharia Elétrica, com a indicação da Área de Concentração em que o aluno está matriculado.