ATENDIMENTO
- 2ª a 6ª feira: 8h às 17h
- (16) 3373-9617
- pos-transportes@eesc.usp.br
- Avenida Trabalhador São-carlense, 400
São Carlos - SP
Acesse o mapa
Professor da EESC desenvolve ventilador pulmonar de baixo custo
Mais um destaque do novo ventilador pulmonar, que levou cerca de cinco meses para ser desenvolvido, é que ele pode ser estimulado pelo próprio usuário. Neste caso, basta o indivíduo fazer um movimento de inspiração para que o sistema identifique a necessidade de enviar mais oxigênio. O respirador controla a fração exata de O2 bombeada, podendo variar de 20 a 100%, de acordo com a demanda do paciente.
“Entre as principais vantagens deste novo respirador está o seu baixo custo, pois ele foi construído com materiais fáceis de serem adquiridos e de simples fabricação, como plástico, alumínio e aço inox. Se produzido em larga escala, a estimativa é de que o produto tenha um custo de material inferior a R$ 1,5 mil, valor bem abaixo dos que são encontrados no mercado, que demandam um investimento em torno de R$ 15 mil”, explica Monteiro.
Um protótipo do ventilador já foi finalizado pelo docente, que agora aguarda o interesse de órgãos públicos ou da iniciativa privada para que o produto chegue ao mercado o mais rápido possível, tendo em vista que ainda há muitas incertezas sobre quando terminará a pandemia de Covid-19. Uma vez realizadas todas as adaptações necessárias por um eventual fabricante, a expectativa do professor é de que o produto possa estar pronto para ser comercializado dentro de um período entre 30 e 60 dias, dependendo dos trâmites de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O RAI foi construído por meio de técnicas de acionamentos elétricos, área de pesquisa em que o professor da EESC trabalha e que consiste, resumidamente, no controle de precisão de motores elétricos. A utilização deste ramo da ciência foi essencial para a redução dos custos do equipamento. O trabalho contou com a colaboração do ex-aluno da EESC José Antonio Ottoboni, durante o período em que realizou seu doutorado na Instituição. Atualmente ele é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de São Carlos.
Confira, abaixo, um vídeo demonstrativo do RAI em funcionamento.
Texto, fotos e vídeo: Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do SEL/USP
Veja também
- Encontro Anual da EESC destaca conquistas e homenageia valores humanos da Escola
- FUSP: EESC foi contemplada em edital sobre mudanças climáticas
- Diretoria da EESC discute diretrizes futuras de inovação do CRHEA
- Egressas da EESC recebem o troféu Série Mulheres - por mais mulheres na literatura
- EESC na Mídia: Uso do solo: falta integração de pagamento por serviços ambientais e planos diretores
- EESC na Mídia: Pesquisa realizada na EESC vence prêmio Green Talents da Alemanha