2ª a 6ª feira: 8h às 17h

PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE DE 2024

Para ingresso no 2º Semestre de 2024 – Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto

Inscrições - DE 06 A 24 DE MAIO DE 2024

Os critérios de seleção e demais informações estão disponíveis no Edital de Abertura de Inscrições ao Processo Seletivo – PPG/EE

Inscrições online através do sistema eletrônico – http://ppgselecao.eesc.usp.br

Modelo de Carta de Referência

DOCUMENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE EQUIVALÊNCIA DE TÍTULO DE MESTRE OBTIDO NO EXTERIOR

Encaminhar esta documentação para o Serviço de Pós-Graduação, email - posgraduacao@eesc.usp.br

MATRÍCULAS PARA NOVOS ALUNOS REGULARES (BRASILEIROS e ESTRANGEIROS) - MATRÍCULAS ENCERRADAS

As matrículas de novos alunos regulares de pós-graduação serão realizadas em duas etapas:

A primeira etapa será realizada de forma virtual, das 8:00h do dia 05 de fevereiro de 2024 até às 17:00h do dia 09 de fevereiro de 2024 (horário oficial de Brasília). Nessa etapa, o aluno deve enviar para o e-mail (posee@sc.usp.br) uma cópia digital dos documentos listados a seguir:
1. Formulário de matrícula para Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto (disponível aqui), assinado pelo aluno e orientador {a assinatura do Coordenador do PPG será colhida pela secretaria};
2. RG - Carteira de Identidade (não será aceita a CNH - Carteira Nacional de Habilitação como documento de identidade) {apenas para Brasileiros};
3. CPF – Cadastro de Pessoas Físicas (não será aceita a CNH - Carteira Nacional de Habilitação para comprovação do CPF) {apenas para Brasileiros};
4. Título de Eleitor {apenas para Brasileiros};
5. Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação {apenas para Brasileiros do sexo masculino};
6. Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
7. Passaporte (cópia da Folha de Identificação e Visto de Estudante) {apenas para Estrangeiros};
8. RNM (Registro Nacional Migratório) ou Protocolo do RNM {apenas para Estrangeiros};
9. Diploma de Graduação Registrado (frente e verso) ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação, com a data de outorga do grau obtido, em curso oficialmente reconhecido.
10. Histórico Escolar de Curso Superior de Graduação;
11. Diploma de Mestre (frente e verso) ou Certificado de Homologação do título de Mestre {apenas para matrícula no Doutorado};
12. Histórico Escolar do Curso de Mestrado {apenas para matrícula no Doutorado};
13. Certificado digital autenticado de proficiência em língua inglesa em um dos exames aceitos pelo PPG/EE. Serão aceitos os Exames de Proficiência realizados até quatro anos antes da data de matrícula do estudante como aluno regular. Os certificados de proficiência aceitos, com as respectivas pontuações mínimas necessárias para a matrícula são os seguintes: CAMBRIDGE CAE - aprovação; TOEFL iBT: 60 pontos, TOEFL ITP: 500 pontos e IELTS: 5,0 pontos {apenas para matrícula no Doutorado e Doutorado Direto}.

- A segunda etapa da matrícula será realizada de forma presencial, em prazo máximo de 90 dias após a data da matrícula virtual. Nessa etapa, o(a) aluno(a) deverá entregar na secretaria de pós-graduação, para conferência da CCP/CPG, os documentos originais, encaminhados na etapa anterior, relativos ao item 9 (Diploma de Graduação Registrado ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação, com a data de outorga do grau obtido, em curso oficialmente reconhecido) e item 11 (Diploma de Mestre ou Certificado de Homologação do título de Mestre {apenas para a matrícula no Doutorado}), quando será confirmada a matrícula do(a) aluno(a).

Atenção:
 Candidato(as) selecionados(as) para o Mestrado ou Doutorado Direto que não colaram grau não poderão efetuar a matrícula;
 Candidatos(as) selecionados(as) para o Doutorado que ainda não concluíram o Mestrado não poderão efetuar a matrícula;
 Não serão aceitos documentos de matrícula enviados após às 17:00h do dia 09 de fevereiro de 2024 (horário oficial de Brasília).
 Se o(a) candidato(a) deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas
estabelecidas, a matrícula será cancelada.
O início das aulas do 1º semestre de 2024 está previsto para 26/02/2024.

DISCIPLINAS OFERECIDAS

Grade de Horários - 1º semestre de 2024

Grade de Horários - 2º semestre de 2023

Confira o catálogo de disciplinas de cada área de concentração (conteúdo, créditos, forma de avaliação e bibliografia). Também terá acesso àquelas que estão sendo oferecidas no semestre atual.

Disciplinas cursadas como aluno especial ou depois do exame de qualificação, poderão ser aproveitas em seu programa de mestrado ou doutorado, para isso deve efetuar a solicitação por meio do formulário de aproveitamento de disciplina(s).

A maioria das disciplinas são oferecidas com apoio do sistema Moodle USP – e.disciplinas.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Para informações sobre prazos,  créditos mínimos, língua estrangeira, disciplinas, exame de qualificação, transferência de área de concentração ou de curso, desempenho acadêmico e científico insatisfatório, entre outros, consultar o Regulamento do Programa.