O canal possui diversas entrevistas com CEOs e diretores das empresas analisadas na pesquisa de Paro, sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP, Mateus Cecílio Gerolamo. Produzidos com o objetivo de ajudar a entender o que as lideranças fazem na prática para que suas empresas sejam mais humanizadas e quais os benefícios disso, os vídeos contam desde a parte histórica das companhias até exemplos de práticas internas.
No total foram analisadas 1.115 empresas do Brasil, a partir de indicadores relacionados à cultura organizacional, liderança, orientação para stakeholders - pessoas envolvidas nos processos empresariais - e propósito. A pesquisa foi realizada em parceira com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), e as entrevistas com o jornalista Rodrigo Caetano, com passagens pela IstoÉ e Exame.
De acordo com o trabalho, empresas humanizadas são as que, em seu dia a dia, baseiam suas ações em seu propósito e, como consequência, inspiram todos os stakeholders, estabelecendo com eles uma relação ganha-ganha. Como resultado, chegou-se a um grupo de 22 empresas de destaque no País, selecionadas como humanizadas. Essas empresas apresentam vantagem em relação a empresas tradicionais em todos os indicadores da pesquisa, o que alerta para uma grande mudança de paradigma: a de que a procura por um propósito maior é tão importante quanto a procura pelo lucro. Destaca-se que o lucro das empresas humanizadas chega a ser duas vezes superior ao das 500 maiores empresas do Brasil, e a satisfação dos clientes e dos colaboradores chega a ser três vezes superior à média de empresas comuns.
Dessa forma, a pesquisa busca inspirar outras empresas e difundir o pensamento de que práticas humanizadas trazem benefícios para todos. Para mais informações, os resultados da pesquisa e o relatório completo podem ser encontrados no site www.humanizadas.com.
Para mais informações, entre em contato com o professor Gerolamo pelo telefone (16) 3373-8643 ou e-mail gerolamo@sc.usp.br.
Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP