A Festa do Livro da USP São Carlos está de volta!
18 de agosto de 2022
Assessoria de Comunicação

A USP São Carlos anuncia o retorno presencial de um dos eventos mais aguardados do ano: a  Festa do Livro da USP - FLUSP! Ela chega à sua sétima edição nos dias 23, 24 e 25 de agosto, das 10h às 20h, no vão livre do prédio E1, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), área 1 do campus da USP, bem no centro da cidade.

36 editoras já estão confirmadas, 12 escritores, 05 grupos de músicos e um grupo de dança. (Imagem: Reinaldo Mizutani)

Organizada anualmente pela Editora da USP - Edusp, a Festa do Livro é tradicional também em outras unidades da universidade por aproximar editoras e leitores. Em São Carlos, é realizada em parceria com as bibliotecas do campus, Centro Cultural, Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos e com o apoio da EESC. Neste ano, o evento está sob a coordenação da Biblioteca Achille Bassi, do ICMC.

Mais de trinta e seis editoras já confirmaram presença, trazendo milhares de títulos dos mais variados assuntos e o melhor de tudo: com descontos especiais! A FLUSP em São Carlos é ainda reconhecida pela programação literária e artística, incluindo apresentações musicais, mesas-redondas e bate-papos com renomados escritores e artistas. Participará da abertura, o ex-senador Eduardo Suplicy, para uma conversa sobre as consequências sociais da pandemia, os desafios de projetar futuros para o Brasil e a importância da informação e do conhecimento nesse contexto.

Eduardo Suplicy participará da abertura falando sobre as consequências sociais da pandemia e os desafios do futuro.

A referência temática da Festa neste ano é o Ciclo22 da USP, tendo na sigla o primeiro movimento de relação: FLUSP22. A Festa definiu como tema "Brasilidades", direcionando sua programação de forma a contemplar os quatro marcos definidos pelo Ciclo22 para o Brasil: 1822, 1922, 2022 e 2122.

Já estão confirmados doze escritores, cinco apresentações musicais e uma de dança. Refletindo o passado, haverá um bate-papo sobre a história da violência no Brasil, histórias negras nunca contadas e o protagonismo das mulheres na Semana de Arte Moderna. Olhando para o presente, o evento trará a evolução dos debates políticos na internet e os sinais de movimentos antidemocráticos, bem como uma mesa-redonda sobre a ameaça aos povos indígenas, à Amazônia e ao meio ambiente, com Daniel Munduruku e Nicodemos Sena. Focando em um futuro próximo, a abertura com Suplicy trará os desafios futuros para o Brasil e, para a literatura um grupo de profissionais de Inteligência Artificial trará suas experiências e perspectivas sobre essa tecnologia na produção literária e de música, com a presença de uma autora contrabalanceando a tecnologia. Está confirmado também o escritor e cartunista Guilherme Infante, que falará sobre o uso de tirinhas na web, quadrinhos e ilustrações como linguagem e formato para a crítica social e o entretenimento.

 

Guilherme Infante (criador do personagem “O Capirotinho”) e Daniel Munduruku já confirmaram presença.

 

No último evento presencial, em 2019, houve recorde de vendas, atrações e público. A expectativa da organização é de um evento ainda mais participativo em 2022, uma vez que está sendo bastante aguardado como o primeiro evento presencial após o período crítico da pandemia.

“A FLUSP vem crescendo ano a ano e se tornando um marco para o campus e para a cidade de São Carlos. Alguns de seus objetivos são reunir ações de incentivo ao livro e à leitura, proporcionar atividades culturais que expandam as experiências da comunidade universitária e agreguem na formação acadêmica dos seus indivíduos. De forma semelhante, tais objetivos também impactam positivamente os cidadãos são-carlenses”, comentou a chefe técnica da Biblioteca do ICMC, Juliana Moraes.

A música é outro marco do evento. “Teremos uma linha do tempo das músicas brasileiras, do estilo popular ao erudito, que passará pelo samba, MPB e bossa nova. Está imperdível!  Lembrando que todas as atividades são gratuitas e não é preciso fazer nenhuma inscrição prévia. Basta vir pra USP nos dias e horários desejados, e que podem ser conferidos no site do evento. Essa é uma Festa dedicada a toda comunidade universitária e da cidade”.

 

Confira a programação:

23 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA)

12:00 - Abertura

Convidado de honra Eduardo Suplicy, que falará sobre as consequências sociais da pandemia, os desafios de projetar futuros para o Brasil e a importância da informação e do conhecimento neste cenário.

13:00 - Apresentação musical: Maria Butcher e André de Souza cantam a MPB.

14:00 – Bate-papo com o tema “A política na internet”.

Convidados: Rodrigo Vianna, autor, entre outros, do livro “De Lula a Bolsonaro”, publicado pela Kotter Editorial (2022), e Leandro Schenk, autor, entre outros, do livro "Os antidemocratas anônimos”, da editora Scienza (2022). Mediador Prof. Guilherme Sipahi - IFSC/USP.

16:00 – Mesa-redonda com o tema Territórios negros.

Convidados: Isabella Santos (Sampa Negra) e Joana D’Arc (IAU/USP).

18:00 – Apresentação musical: Conversa de Botequim apresenta linha do tempo dos compositores do samba.

20:00 – Mesa-redonda nobre com o tema “Povos indígenas, Amazônia e meio ambiente”.

Convidados: Daniel Munduruku, é escritor e professor, formado em Filosofia, História e Psicologia, pertence à etnia indígena Munduruku, é autor de 54 obras, sendo muitas premiadas no Brasil e no exterior, e o jornalista e escritor Nicodemos Sena, com vivência com os povos indígenas do Pará e Amazonas, e uma produção literária também premiada. Mediador Prof. Ruy Sardinha Lopes - IAU/USP.

24 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)

12:30 - Apresentação artística: Flamenco – patrimônio imaterial da humanidade.

14:00 – Bate-papo com o tema “A história da violência no Brasil”.

Convidado: Reinaldo Lopes, autor, entre outros, do livro “Homo Ferox: as origens da violência humana e o que fazer para derrotá-la”, publicado pela editora HarperCollins (2021).

17:00 – Bate-papo com o tema “Mulheres na Semana de Arte Moderna”.

Convidada: Ana Paula Cavalcanti Simioni, autora, entre outros, do livro “Mulheres Modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira", publicado pela editora Edusp (2022). Mediadora: Prof.ª Amanda Ruggiero - IAU/USP.

20:00 - Apresentação musical: Num programa com canções de Tom Jobim, a cantora Luana Liaw, estudante de graduação do Curso de Música da FFCLRP-USP se apresenta acompanhada pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi (piano) e pelos bolsistas da USP Filarmônica, Alexandre Girio (contrabaixo) e Matheus Luís de Andrade (percussão).

25 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

12:30 - Apresentação musical: Coral USP São Carlos canta música brasileira.

14:00 - Mesa redonda: A inteligência artificial vai escrever literatura e música?

Pesquisadores e profissionais em IA Felipe Iszlaji (Dicionário Criativo e Clarice.ai), Carolinne Pinheiro (aplicativo Vinder) e a jornalista e escritora Ana Lis Soares, autora do livro “Domingo”, da editora Instante (2021).

16:00 – Bate-papo com o tema “Tirinhas, quadrinhos e ilustrações: crítica e entretenimento no papel e na web”.

Convidados:  Guilherme Infante, escritor e cartunista, criador do personagem “O Capirotinho” e autor do recém-lançado “Manifesto Proletário”, que satiriza pequenas situações do mundo corporativo; Shun Izumi,outro grande ilustrador, animador, quadrinista e designer de personagem, autor de “Sonhonauta”, da editora Conrad (2021); e também Talles Rodrigues, jornalista, ilustrador e quadrinista, com várias publicações de sucesso e premiadas como “Cortabundas” e “Mayara & Annabelle”, da editora Conrad.

18:00 - Apresentação musical: Quarteto Brasileiro. Formado e produzido pelo guitarrista Paulo Aggio, Gabi Milino na voz, Tinho Pereira no baixo e Alan Ramos na bateria. O repertório é um passeio pela música popular brasileira, com diversos compositores, intérpretes e estilos.

Texto: Raquel Vieira

Mais informações:
Site: festadolivro.sc.usp.br
Página Facebook: com/fluspsaocarlos
Evento Facebook: me/e/99h2hL5WA
Página Instagram: com/fluspsaocarlos

Raquel Vieira (19) 99199-8981 ou raquelcomunicatto@gmail.com


Veja também