Laboratório do Departamento de Geotecnia promove curso de instalação de geomembranas
07 de fevereiro de 2023
Assessoria de Comunicação
Participantes do curso realizado no Departamento de Geotecnia da EESC-USP.

O Laboratório de Geossintéticos do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) realizou, nos dias 25 a 27 deste ano, o curso de extensão Instalação de Geomembranas. Essa atividade teórico-prática teve apoio do grupo Nortene - que atua no mercado de geomembrana há mais de 40 anos - e também da empresa Tecnoplas. Além do coordenador do curso, o professor Jefferson Lins da Silva do SGS, a capacitação contou com a ministração do técnico Clever Valentin, do mesmo Departamento, das engenheiras Carolina Palomino e Alejandra Aparicio, ambas do grupo Nortene, e do engenheiro Paulo Açakura, da Tecnoplas.  

As 40 vagas disponíveis foram preenchidas rapidamente devido à alta procura, formando um público diverso e envolvendo toda a cadeia de consumo da geomembrana. 

De acordo com o professor Jefferson, o curso não é equivalente à certificação do IAGI (Associação Internacional de Instaladores de Geossintéticos), contudo fornece uma qualificação básica para os interessados sobre os principais aspectos relacionados com a instalação de geomembranas. Ele acredita que a atividade acolheu toda a comunidade interessada e destacou que, em breve, serão divulgadas as informações sobre próximas edições do curso.

Sobre a geomembrana

A geomembrana, único geossintético exigido pelas agências reguladoras no Brasil, é utilizada na função de barreira para o revestimento de obras ambientais, como barragens de mineração, aterros sanitários, reservatórios de água entre outas aplicações. A qualidade do produto não é o único parâmetro que garante a qualidade de uma obra, estando associada também a um projeto adequado e à qualidade da instalação.

A preocupação pela qualidade na instalação não é novidade no Brasil. Em 2003, a IGS Brasil publicou a recomendação IGSBR GM 01 que, em 2013, foi substituída pela norma ABNT NBR 16199. Em 2015 e 2017 foram realizados workshops ministrados por profissionais da área, com apoio da IGS Brasil e patrocínio de empresas do setor. Associações, como o CTG-ABINT, também têm disponibilizado material sobre o tema; um exemplo é a Cartilha de instalação de geomembranas, baseada na versão mais recente da norma ABNT NBR 16199, revisada em 2020. Contudo, até o momento, não há um curso em território brasileiro certificado por uma instituição de ensino que capacite às pessoas interessadas em conhecer sobre a instalação de geomembranas, conforme especificações técnicas vigentes.

 

 


Veja também