Modelamento de tecidos biológicos é tema de palestra e minicurso com professora estrangeira na EESC-USP
17 de abril de 2018
Assessoria de Comunicação

Entre os dias 23 de abril e 4 de maio o Departamento de Engenharia de Estruturas (SET) da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) receberá a professora da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA, Iwona Jasiuk. A visita faz parte de uma colaboração com o grupo de pesquisa do professor do SET, Adair Roberto Aguiar, sobre a determinação de constantes materiais efetivas de osso e cartilagem, e incluirá a oferta de uma palestra e um minicurso pela docente estrangeira. 

O minicurso será realizado como uma disciplina do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia, oferecido em conjunto pela EESC-USP, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). Intitulada SRB5043 - Modelamento de Tecidos Biológicos, as aulas ocorrerão nos dias 24, 25 e 27 de abril e 2 e 4 de maio. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de abril mediante entrega do formulário de matrícula, assinado pelo aluno e pelo orientador, na Secretaria do Programa.

Já no dia 3 de maio, às 10h30, será ofertado o seminário "Osso como um Material Biológico e Estrutural", que ocorrerá no auditório do SET. Vale destacar que participar do minicurso não é um requisito para essa apresentação, porém é aconselhável. A disciplina e o seminário serão ministrados em conjunto pelos professores Aguiar e Iwona, em língua inglesa.

Essa colaboração internacional tem recebido apoio da FAPESP por meio da concessão de bolsa de pós-doutorado ao pesquisador Uziel Paulo da Silva, que já visitou o grupo da professora Iwona em duas oportunidades e utiliza métodos analíticos na investigação. Recentemente, o pesquisador Edmar B. T. Prado juntou-se ao grupo para realizar investigação computacional sobre o tema. Nesse sentido, a visita é oportuna no sentido de combinar métodos analíticos, computacionais e experimentais, estes realizados no laboratório da professora Iwona, para determinar as constantes efetivas de forma precisa.

Outras informações podem ser obtidas com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia pelo telefone (16) 3373-9586 ou e-mail bioengenharia@eesc.usp.br. Saiba mais sobre a professora Iwona em http://e.usp.br/az1

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dkFotos institucionais: http://e.usp.br/8on-----------------------------------------------------------------------------------


Veja também