O vestibular é a seleção mais tradicional para os cursos de graduação da USP, o que inclui as carreiras da EESC. Realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o exame acontece anualmente da seguinte forma: após a inscrição, o candidato participa das provas da primeira fase e, de acordo com o número mínimo de acertos (nota de corte), avança para a segunda e última fase do processo. Os candidatos mais bem classificados são convocados para a matrícula. Havendo vagas remanescentes, a Fuvest realiza outras chamadas, de acordo com a lista de espera.
A USP adota política de cotas sociais e raciais, que envolve a reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs) egressos da escola pública.
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
O manual será composto por quatro guias temáticos, de acordo com as necessidades de cada momento do candidato no concurso, do vestibular até a matrícula.
10/08/2023
Novidade nesta edição do concurso, guia traz as principais informações sobre normas para pedidos de redução de taxa da inscrição, uso de nome social e ações afirmativas, entre outros
20/05/2023
Período para solicitação do benefício vai de 15/05 a 14/07
16/05/2023
No processo organizado também pela Fuvest, o candidato concorre com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais, conforme a Tabela de Vagas disponível no ano. A seleção dos candidatos é feita por classificação conforme a pontuação obtida no Enem.
Externa
A EESC aceita transferência de estudantes de curso superior de graduação de outras instituições de ensino (exceto sequenciais e de curta duração), condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo realizado pela Fuvest, segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação da USP. O edital é lançado uma vez por ano, no primeiro semestre. A segunda etapa é realizada pela EESC.
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
Última publicação: Resultado (Candidatos convocados e lista de espera).
06/04/2023
Interna
Essa modalidade de transferência é aberta apenas para alunos da EESC e de outras Unidades da USP, conforme especificações do edital. As inscrições devem ser realizadas nas datas estabelecidas no Calendário Escolar e de acordo com as orientações contidas no edital do processo seletivo.
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
Última publicação: Resultado do processo.
14/12/2022
Confira os editais com as informações específicas de cada curso que dispõe de vagas.
05/07/2022
Diplomado
Quem já for graduado, poderá ingressar em um dos cursos da EESC, desde que haja vagas remanescentes da matrícula de alunos classificados no vestibular e após o atendimento das transferências regimentais.
No momento, não há vaga
Estrangeiro
O ingresso de alunos estrangeiros em cursos de graduação EESC pode ser feito das seguintes formas:
No momento, não há vaga
Essa é mais uma forma de ingresso em cursos de graduação da USP, destinada a estudantes do ensino médio que se destacaram em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.
A seleção obedece a um sistema de pontuação que tem como base a medalha obtida pelo aluno na competição. As olimpíadas aceitas nesse processo, bem como o número de pontos mínimos, são definidas pela Universidade.
No momento, não há vaga
Estudante Especial 2023: Processo de inscrição para o 2º semestre
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP aceita estudantes especiais, conforme legislação em vigor, para cursar disciplinas isoladas, sendo permitido no máximo quatro disciplinas por estudante, e o máximo de duas por semestre.
Confira as informações do processo de inscrição para disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2023.
Prazo: | de 03/08/23 (9h) a 04/08/23 (23h59) |
Inscrição: | Neste formulário (somente) |
Normas: | Resolução CoG Nº 3757 |
Contato: | graduacao@eesc.usp.br |