FUVEST

O vestibular é a seleção mais tradicional para os cursos de graduação da USP, o que inclui as carreiras da EESC. Realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o exame acontece anualmente da seguinte forma: após a inscrição, o candidato participa das provas da primeira fase e, de acordo com o número mínimo de acertos (nota de corte), avança para a segunda e última fase do processo. Os candidatos mais bem classificados são convocados para a matrícula. Havendo vagas remanescentes, a Fuvest realiza outras chamadas, de acordo com a lista de espera.

A USP adota política de cotas sociais e raciais, que envolve a reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs) egressos da escola pública.

Veja mais no site da Fuvest.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

FUVEST renova sua lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2026-2029

Novas obras literárias propostas entre os exames de 2026 e 2028 trazem apenas autoras.
24/11/2023

Fuvest divulga relação de candidatos por vaga e inscritos no vestibular 2024

São 110.399 candidatos inscritos que concorrem a vagas em diversos cursos da USP. Veja a concorrência dos cursos da EESC-USP.
23/10/2023

FUVEST prorroga prazo de inscrição do vestibular 2024 até 10 de outubro

Candidatos terão tempo extra para finalizar as inscrições, ajustar suas escolhas no sistema e gerar boleto de pagamento da taxa para realização do exame
04/10/2023

Veja mais conteúdos relacionados.

ENEM

No processo organizado também pela Fuvest, o candidato concorre com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais, conforme a Tabela de Vagas disponível no ano. A seleção dos candidatos é feita por classificação conforme a pontuação obtida no Enem.

Veja mais no site do Enem-USP.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Enem USP ainda tem inscrições para quem quer entrar na Universidade em 2024

Processo seletivo recebe inscrições até 5 de janeiro de 2024 pelo site da Fuvest.
21/12/2023

Enem: Cursos de Engenharia da EESC-USP estão entre as opções dos candidatos

Além de toda a infraestrutura e apoio que a Universidade oferece ao aluno, a Escola de Engenharia de São Carlos tem formação diferenciada e está inserida em um ambiente rico de possibilidades acadêmicas e profissionais.
19/01/2023

Já estão abertas as inscrições para o novo Enem USP

Candidatos podem concorrer a 2.917 vagas em vários cursos para ingresso em 2023; inscrições devem ser feitas até o dia 11 de janeiro no site da Fuvest
13/12/2022

Provão Paulista

O Provão Paulista é uma forma de avaliação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, destinada a estudantes do ensino médio das escolas estaduais.

É oferecer mais uma opção de processo seletivo aos alunos a rede pública, visando ao ingresso na USP, Unicamp, Unesp, Univesp e Fatecs.

O Provão Paulista começou a ser aplicado gradualmente em 2023, quando foi considerada apenas a nota dos alunos no último ano; em 2024 passa a ver a média das notas nos dois anos anteriores e, a partir de 2025 em diante, serão considerados os resultados nos exames aplicados ao longo das três séries.

Veja mais neste site.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Provão Paulista será aplicado nos dias 28 e 29 de novembro

Todos os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo estão inscritos no Provão, voltado para o ingresso nas universidades públicas de São Paulo
06/10/2023

Transferência Interna

Essa modalidade de transferência é aberta apenas para alunos da EESC e de outras Unidades da USP, conforme especificações do edital. As inscrições devem ser realizadas nas datas estabelecidas no Calendário Escolar e de acordo com as orientações contidas no edital do processo seletivo.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Processo Seletivo: Portadores de diploma de curso superior

Edital retificado. Confira as novas datas.
26/01/2024

Transferência Interna 2024: Processo Seletivo EESC

Relação dos classificados e lista de espera.
26/01/2024

Transferência Interna 2024: Vagas oferecidas por outras Unidades da USP

Confira os cursos das Escolas e dos Institutos que oferecem vagas neste processo seletivo.
24/11/2023

Transferência Externa

A EESC aceita transferência de estudantes de curso superior de graduação de outras instituições de ensino (exceto sequenciais e de curta duração), condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo realizado pela Fuvest, segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação da USP. O edital é lançado uma vez por ano, no primeiro semestre. A segunda etapa é realizada pela EESC.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Transferência Externa: Processo Seletivo 2023/2024

Última publicação: Resultado (Candidatos convocados e lista de espera).
06/04/2023

Competição

Essa é mais uma forma de ingresso em cursos de graduação da USP, destinada a estudantes do ensino médio que se destacaram em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.

A Escola de Engenharia de São Carlos definiu o rol de competições do conhecimento que serão aceitas para ingresso em seus cursos.

Clique aqui para acessar o site da Fuvest e conferir todos os detalhes do processo seletivo.

Diplomado

Quem já for graduado, poderá ingressar em um dos cursos da EESC, desde que haja vagas remanescentes da matrícula de alunos classificados no vestibular e após o atendimento das transferências regimentais.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Processo Seletivo: Portadores de diploma de curso superior

Edital retificado. Confira as novas datas.
26/01/2024

Estrangeiro

O ingresso de alunos estrangeiros em cursos de graduação EESC pode ser feito das seguintes formas:

  1. processos seletivos regulares realizados anualmente pela Fuvest e pelo sistema Enem-USP;
  2. via Programa de Estudante Convênio (PEC-PG), que promove atividades de cooperação entre o Brasil e países da América Latina, América Central e África. Esse programa, vinculado aos Ministérios das Relações Exteriores e da Educação, realiza o processo seletivo dos candidatos. Clique aqui para consultar mais informações.

Estudante Especial

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP aceita estudantes de outras instituições, conforme legislação em vigor, para cursar disciplinas isoladas. As datas estão estabelecidas no calendário acadêmico anual. 

Confira as informações do processo, de acordo com a forma de ingresso: Processo Regular ou Programa de Intercâmbio Acadêmico USP-Unesp-Unicamp.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Estudante Especial 2024/1: Intercâmbio Acadêmico USP-Unesp-Unicamp

Os interessados devem se manifestar, via formulário, nos dias 16 e 17 de janeiro.
06/12/2023

Estudante Especial 2024/1: Processo Regular

Os interessados devem se manifestar, via formulário, nos dias 22 e 23 de fevereiro.
06/12/2023