UMA UNIVERSIDADE QUE
APOIA E VALORIZA A PLURALIDADE
Uma cultura universitária mais diversa, acolhedora e equitativa. Esse é o foco das ações de Inclusão e Pertencimento na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que busca garantir que estudantes, docentes e servidores vivenciem uma experiência universitária plena, transformadora e alinhada aos valores de respeito, justiça social e equidade.
Coordenadas pela Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP), as atividades são desenvolvidas com o apoio de uma rede colaborativa e engajada, responsável por traçar diretrizes locais, acompanhar e avaliar programas institucionais, apoiar iniciativas da comunidade acadêmica, fomentar grupos de trabalho e zelar pela efetividade das ações voltadas à promoção do pertencimento.
A Comissão também atua em consonância com as políticas da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), incluindo o incentivo e o apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de programas de permanência estudantil e de ações que garantam condições adequadas para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Na EESC, a Comissão reafirma o compromisso institucional com uma universidade que valoriza a diversidade, combate desigualdades e acolhe a pluralidade em todos os âmbitos da vida universitária.
ÚLTIMAS DIVULGAÇÕES
Formação e Letramento Étnico-Racial na USP São Carlos
As palestras acontecem hoje, às 16 horas e amanhã às 8 horas.
22/04/2025
USP lança nova campanha contra o assédio e a discriminação
A campanha USP Contra o Assédio deste ano apresenta frases dos grupos assediados para serem lidas por todos, em primeira pessoa, combatendo diversos tipos de discriminações na comunidade acadêmica.
25/03/2025
Consulta sobre o Regulamento do Programa de Educação Infantil da USP
As sugestões podem ser encaminhadas até 18 de abril.
25/03/2025
DIVERSIDADE
A USP promove ações que valorizam a diversidade e fortalecem a inclusão de gênero, raça e pessoas com deficiência no ambiente universitário
GÊNEROS E IDENTIDADES
A USP promove ações voltadas à equidade de gênero e ao respeito às diversas expressões de sexualidade e identidade de gênero, com o objetivo de tornar o ambiente universitário mais justo, acolhedor e plural. No eixo “Mulheres”, atua para enfrentar desigualdades estruturais, ampliando a participação feminina na carreira acadêmica e promovendo espaços de escuta e valorização. Iniciativas como rodas de conversa, seminários e programas voltados a pesquisadoras negras fazem parte dessa estratégia.
No eixo “Sexualidades”, a Universidade apoia coletivos e desenvolve campanhas educativas sobre respeito à diversidade sexual e de gênero, combate ao preconceito e prevenção de violências.
Essas frentes refletem o esforço contínuo da USP em garantir pertencimento e dignidade a toda sua comunidade.
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
A USP vem realizando uma série de ações que têm por objetivo avançar os desafios relacionados às relações etnico-raciais na universidade.
A política de reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas teve início na Universidade de São Paulo em 2017. Desde então, é reivindicação do movimento negro que o processo seletivo incluísse uma comissão de heteroidentificação. Em agosto de 2022, o Conselho de Inclusão e Pertencimento aprovou normas para a implantação da Comissão de Heteroidentificação. Outras ações envolvem bolsas de pós-doutorado para pesquisadores negros.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
SUPORTE E INFRAESTRUTURA NO CAMPUS
PAPFE
O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) integra a política de permanência da USP e visa dar suporte a estudantes de graduação e de pós-graduação da USP em condição de vulnerabilidade socioeconômica por meio da concessão de benefícios.
[+] Saiba mais...
Moradia
Além de 252 vagas em blocos de alojamento, os estudantes podem contar com apoio por meio da bolsa PAPFE, contribuindo com gastos durante sua permanência na cidade.
[+] Saiba mais...
Transporte
A Prefeitura do Campus oferece gratuitamente transporte coletivo para alunos que precisam se deslocar entre as Áreas 1 e 2 para participar das atividades acadêmicas de rotina.
[+] Saiba mais...
Alimentação
O Campus da USP São Carlos conta com dois restaurantes universitários, com custo subsidiado parcial ou integralmente.
[+] Saiba mais...
Creche
A Creche e Pré-Escola atende filhos de servidores e estudantes, com um projeto pedagógico voltado às necessidades de desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
[+] Saiba mais...
SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR
Ações integradas que promovem a saúde física e emocional, incentivam a convivência, fortalecem o senso de pertencimento e contribuem para uma experiência universitária mais equilibrada e enriquecedora.

Cultura
As atividades culturais são promovidas pela própria EESC e também por outras estruturas do Campus, com o objetivo de ampliar a formação, estimular a criatividade e fortalecer os vínculos com a comunidade acadêmica. A cultura, nesse contexto, torna-se um importante complemento à vida universitária, promovendo o desenvolvimento de competências socioemocionais e o sentimento de pertencimento.
[+] Saiba mais

Atividades Esportivas
As atividades esportivas são parte essencial da vida universitária, promovendo saúde física e mental, integração entre os membros da comunidade e qualidade de vida. Os estudantes podem usufruir da infraestrutura e das atividades oferecidas pelo Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER), incluindo quadras poliesportivas e de areia, piscinas, campo de futebol e ginásio de esportes.
[+] Saiba mais

Apoio Psicossocial
Por meio do Apoia USP, é oferecido serviço de atenção psicossocial voltado à comunidade interna, com acolhimento e acompanhamento dos estudantes, funcionários e docentes com demandas de saúde mental relacionadas ao contexto universitário. Também são ofertadas, como forma de promoção de saúde mental palestras, grupos de acolhimento, rodas de conversa, oficinas, entre outras atividades.
[+] Saiba mais
Coletivos e outros grupos
Espaços de acolhimento, escuta e protagonismo que fortalecem a diversidade e o pertencimento na universidade.
DIREITOS HUMANOS
A Comissão de Direitos Humanos da USP é formada por membros de representação de docentes, servidores e representantes da sociedade civil com reconhecimento na área dos direitos humanos. Ela existe com o ideal de promover os direitos humanos, a democracia e a tolerância. Para isso, desenvolve um sistema de pesquisa, reflexão, informação, documentação e difusão dos direitos individuais e sociais e usa o conhecimento da universidade para a inclusão social e garantia da democracia.
Entre suas ações, promove eventos e discussões que buscam a efetividade dos Direitos Humanos no país, além de administrar a Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo e o Prêmio USP de Direitos Humanos.
Localmente, as atividades são coordenadas pelo Núcleo de Direitos Humanos do Conselho Gestor do Campus USP de São Carlos.
E-mail: direitoshumanos@sc.usp.br