EDITAL: Outros

Critérios para distribuição de bolsas CAPES com cotas da Pró-Reitoria
Publicado: 23/06/2022
Atualizado: 30/06/2022

A partir de 1º de julho de 2022, a CAPES vai conceder novas cotas de bolsa de mestrado e doutorado, vinculadas ao Campus USP de São Carlos, chamadas de cotas da Pró-Reitoria.

Serão disponibilizadas 8 bolsas de doutorado e 7 bolsas de mestrado, que deverão atender a todos os programas do campus.

Assim, os presidentes das Comissões de Pós-Graduação das Unidades locais definiram, em reunião, os seguintes critérios para a distribuição dessas bolsas:

a) Considerando que o campus de São Carlos sedia 16 Programas de Pós-Graduação na modalidade acadêmica, distribuídos por 5 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP (EESC, ICMC, IFSC, IQSC e IAU), as bolsas da cota PrPGs poderão ser distribuídas para quaisquer alunos aprovados por mérito acadêmico nos processos seletivos dos seus Programas respectivos.

b) Numa primeira rodada de distribuição, será dada prioridade a candidatos que, tendo sido aprovados no processo seletivo de cada Programa, estejam vinculados a orientadores recém-contratados. Por docentes recém-contratados entenda-se aqueles que ingressaram na USP e que, preferencialmente, tenham obtido o título de doutor, ambos nos últimos cinco anos. O limite nesta fase é uma indicação de bolsista para cada Programa de Pós-Graduação mencionado acima

c) Após essa rodada, as bolsas remanescentes serão destinadas à ampla concorrência, com preferência aos Programas que não apresentem candidatos nas condições priorizadas na primeira rodada.

d) Em qualquer dos casos, somente Programas com as cotas de bolsas esgotadas, nos cursos de mestrado e/ou doutorado, poderão pleitear bolsa da Cota Pró-Reitoria no curso respectivo. 

 

Serviço Pós-graduação - EESC