COMO FIRMAR UMA PARCERIA NO ECOSSISTEMA EESC

A EESC efetua parcerias com outras instituições de pesquisa ou com organizações dos diferentes setores da sociedade que tenham interesse no desenvolvimento da pesquisa científica ou de soluções tecnológicas relacionadas às áreas da engenharia em que atua.

1
Demanda científica e/ou tecnológica

Os interessados em firmar parceria com a EESC devem encaminhar suas demandas à Comissão de Pesquisa (CPq), por meio do endereço cpq@eesc.usp.br, que avaliará as possibilidades de atendimento.


Organização da equipe responsável

Havendo possibilidade de atendimento, a CPq promoverá um encontro entre os interessados e sua equipe de pesquisadores com o objetivo de validar a equipe e os interesses entre os participantes.

2

3
Projeto e Plano de trabalho

Definida a equipe e o objeto de estudo, deverá ser formatado um projeto e ou plano de trabalho com objetivos e contexto, atribuições, responsabilidades, orçamentos, etapas, entregas e cronograma de desenvolvimento.


Formalização de convênio ou contrato

Com base no projeto ou plano de trabalho, deverá ser formatada a minuta de um documento de convênio ou contrato que regerá todos os procedimentos, deveres e direitos das instituições envolvidas, incluindo cláusulas sobre a propriedade intelectual.

4

5
Aprovação e início das atividades

A minuta do documento que regerá a parceria, bem como o projeto e ou plano de trabalho, deverão ser aprovados pelas instância competentes de todas as instituições envolvidas na parceria. Somente após estas aprovações é que serão iniciados os trabalhos de pesquisa e ou desenvolvimento.

Contato:

Seção de Apoio Institucional
scapins@eesc.usp.br
(16) 3373-9244