COMUNICADOS

4º GEESC se encerra com roda de conversa, palestras motivacionais e confraternização

17/12/2014

Iniciando as atividades no Anfiteatro Jorge Caron, às 8h30, a Roda de Conversa foi inaugurada com apresentações dos projetos e demandas atuais do campo de ensino. O professor Marcelo Areias Trindade, suplente do presidente da Comissão de Pós-Graduação, discorreu sobre a área desse colegiado, destacando as mudanças na gestão de informações, com os novos sistemas criados para coleta de dados e a internacionalização dos programas, com realce para os de cotutela.

eesc segundo dia geesc site 027 site

Seguindo no tema, as palestras dos professores Eduardo Morgado Belo, presidente da Comissão de Graduação, e Sergio Persival Proença, vice-diretor da EESC, complementaram-se, revelando aos participantes os projetos, as novas diretrizes e também os convênios internacionais vigentes para os cursos de graduação.

Na sequência o professor Oscar Rodriguez, presidente da Comissão de Pesquisa, falou sobre essa área apresentando os números relativos à pesquisa da EESC como a quantidade de recursos e financiadores de projetos, total de pesquisas concluídas, em andamento e publicadas em periódicos.

Posteriormente aconteceram as apresentações sobre os centros criados e restruturados na atual gestão. O EESCin, focado na transferência de tecnologia e estímulo à inovação nos diversos níveis de ensino e pesquisa, foi apresentado pelo professor Proença. Na sequência o professor Jonas de Carvalho falou sobre o novo Centro de Engenharia Aplicada à Saúde (CEAS), do qual assumiu a direção, e sua sede ainda em fase de reformas.

eesc segundo dia geesc site 034 site

Finalizando o temário, o atual dirigente do Centro de Ciências da Engenharia Aplicadas ao Meio Ambiente (CCEAMA), professor Francisco Vecchia, apresentou as mudanças e melhorias nas instalações do centro, enquanto o Núcleo de Apoio à Pesquisa de Robótica foi explanado pelo professor Marco Henrique Terra, atual prefeito do Campus.

Na oportunidade o professor Vecchia também discorreu sobre a Comissão de Cultura e Extensão, a qual ele preside, ressaltando as novas parcerias com o Contribuinte da Cultura e o Centro Cultural.

Falando sobre melhorias na gestão, o professor Mateus Cecilio Gerolamo apresentou a Comissão Assessora para Gestão da Qualidade e Produtividade (CAGQP) e suas sub comissões de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Gestão Estratégica (GE) e Apoio a Projetos Institucionais (API).

Na Roda de Conversa também foram apresentados serviços reestruturados ou criados na gestão que se encerra no próximo ano. Rosane Aranda, assessora da Diretoria, apresentou sobre a Assessoria de Comunicação, desde seu surgimento até os trabalhos atuais e também sobre o Serviço de Manutenção e Obras, sua evolução, projetos e obras em andamento.  A servidora Lea Silvia Martins Gonçalves, da Seção Técnica de Informática, falou sobre a infraestrutura e os projetos do setor.

eesc segundo dia geesc site 013 site

Encerrando a parte da manhã, foi a vez dos projetos: o professor Aldo Roberto Ometto falou sobre o EESC Sustentável, Teresinha das Graças Coletta, assessora da Diretoria, sobre o EESC ComVida e o professor Fernando Martini Catalano acerca da reativação da Associação de Ex-alunos.

No período da tarde as atividades continuaram com a apresentação Gestão consciente: como a busca de um propósito elevado tem mudado as organizações, ministrada pelo engenheiro convidado Carlos Frederico Bremer, Sócio Senior da Ernst & Young e Conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente do Brasil. Ele apresentou uma perspectiva para 2050 no que tange às mudanças na relação interpessoal, visão e valores. “Podemos mudar algumas coisas em nossos comportamentos intensificando mais as relações do que os problemas do dia-a-dia”, explicou Bremer.

Em seguida Carlos Eduardo Petroni, proprietário e consultor da Gatti Petroni & Associados, apresentou o tema Alinhamento de expectativas, em uma palestra motivacional que teve como objetivo expor ao público novos pensamentos e posturas para realizar as tarefas cotidianas, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. “Não é a instituição que tem que oferecer meios para que o funcionário se sinta feliz, e sim o funcionário que precisa se sentir feliz dentro da instituição a partir das ferramentas que possui”, destacou Petroni.

No final da tarde, o encerramento das atividades do GEESC no Espaço Primavera ocorreu com muita descontração em um coquetel de confraternização entre os servidores, acompanhado pela apresentação musical de Casimiro Paschoal da Silva, no sax, e Eduardo Graziosi Silva, no piano. Os participantes também receberam a nova agenda e o calendário 2015.

eesc segundo dia geesc site 023 site

Os vídeos das palestras serão disponibilizados em breve no site www.eesc.usp.br/geesc, onde também estarão acessíveis os certificados de participação.

Por Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Umberto Patracon e Gabriela Bidin