COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

Alunos de Engenharia de Materiais participam da Mostra de Projetos da disciplina SEM 0522

18/12/2023

No dia 11 de dezembro foi realizada a 3ª Mostra de Projetos da disciplina SEM 0522 (Métodos de Projetos), com duas turmas do curso de Engenharia de Materiais dos 1º e 3º anos.

Cada grupo selecionou, como problema de engenharia, um tipo de incapacidade que conduz a perdas de funções de indivíduos, decorrentes de diferentes origens: doenças crônicas, acidentes, envelhecimento populacional, doenças congênitas e mesmo sequelas da covid.

No total, foram 18 trabalhos apresentados sob a forma de pôsteres, reunindo 100 alunos de graduação no Espaço Primavera, Campus 1 da EESC.

Essa proposta de curso traz o estudo e a implementação de técnicas e métodos de projeto de engenharia, com problemas da área de tecnologia assistiva. A disciplina "SEM0522 - Projeto do Produto: especificações de engenharia e geração de conceitos (mock-up)" é ministrada pela professora Zilda de Castro Silveira, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Neste ano, a atividade contou com apoio da APAE-São Carlos - a instituição também foi a responsável pela avaliação, por meio do fisioterapeuta Ivan Ottoni, da fisioterapeuta, da pedagoga Ariane Torretta e da educadora Lucimara Fernandes - e das alunas do último ano de Terapia Ocupacional da UFSCar (Camila, Carolina, Sara e Ana Júlia), com a professora Luciana A. B. Martinez, os docentes Roberto E. Oshiro (SEM-EESC) e Marcomini (SMM-EESC) e a pesquisadora Alina Rodrigues.