COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

AUCANI: Servidora da EESC visita instituições europeias para troca de experiências e melhoria do acesso à informação

17/07/2024

A Escola de Engenharia de São Carlos teve um projeto aprovado, em conjunto com a Escola Politécnica, no Edital 1820 - Projeto Administrativo de Promoção da Internacionalização no Ambiente USP, promovido pela AUCANI. O referido edital previa a apresentação de projetos para o desenvolvimento de ações práticas administrativas para a recepção de público estrangeiro na USP.

A proposta elaborada pelas servidoras Priscila Carla Toselli de Almeida (EESC) e Mariana Caires Nunes (EP) foi aprovada em primeiro lugar entre as unidades da USP, com o tema Promoção dos Programas de Duplo Diploma, Aproveitamento de Estudos e Intercâmbios de Pesquisa para os alunos estrangeiros, promovendo a melhoria no acesso à informação.

Como resultado, as servidoras realizaram um período de mobilidade nas instituições estrangeiras Politecnico Di Milano (Itália), Université Catholique de Louvain (Bélgica) e INSA Lyon (França), no período de 15 a 27 de junho.

Foram realizadas visitas às instalações das universidades, reuniões com os Escritórios Internacionais (para troca de experiências sobre as etapas do processo de recepção dos alunos incoming), além de reuniões com alguns alunos USP que se encontravam em período de intercâmbio ou duplo diploma nas referidas instituições.

Atualmente, a Escola de Engenharia de São Carlos possui convênio com a PoliMi e com o INSA Lyon. Já com a Université Catholique de Louvain, foram iniciadas as tratativas para a possibilidade de uma nova parceria.

Visita ao Politecnico Di Milano, Campus Leonardo

Visita ao Politecnico Di Milano, Campus Bovisa, com as responsáveis pelo International Office

Reunião com os alunos da EESC e da EP na PoliMi

Reunião com o International Office da Université Catholique de Louvain, em Louvain-la-Neuve (Bélgica)