COMUNICADOS: Alunos

Curso de capacitação: Modelo SWAT para Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa

22/05/2023

Entre os dias 29 e 31 de maio, das 14 às 17 horas, será ministrado o minicurso de capacitação acadêmica Soil-Water Assessment Tool (SWAT) para Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa.

O objetivo da atividade é promover uma nova geração de cursos de capacitação, de formato acadêmico aberto e inclusivo, em rede cooperativa de usuários, que atenda uma ampla variedade de temas relacionados com recursos hídricos sob mudanças e suas interdisciplinaridades.

Natureza do curso: híbrida, com participação presencial (com vagas limitadas) ou remoto (link compartilhado para inscrições aceitas).

Conteúdos: adaptados de ementa de disciplina (2 créditos acadêmicos)

Pré-Inscrições: Interessados devem enviar e-mail a emm@sc.usp.br, com comentário “SWAT-2023-CatedraUNESCO-EESC-USP-Interesse” informando: nome completo, CPF, RG, email, telefone de contato, link do CV Lattes, número de matrícula, IES (Instituição de Ensino Superior onde tem matrícula ativa), nome de orientador, contato de orientador, nome de coordenador(a) do PPG local, contato do coordenador do PPG local, tipo de modalidade escolhida (presencial ou remota). Essa etapa é obrigatória para confirmar vagas presenciais suficientes até o limite do Anfiteatro do CeTISC, USP-São Carlos. (veja como chegar).

Critério de seleção: ordem de chegada e matrícula ativa em IES brasileira. A Organização se reserva o direito de avaliar ou contatar a IES e/ou orientador informado no e-mail do interessado.

Inscrição para contagem de créditos acadêmicos:

• Modalidade 1 (presencial, crédito USP):  Interessados por modalidade presencial e com pré-inscrição aceita (via email de resposta), deverão enviar email a ppgshs@eesc.usp.br com solicitação de inscrição para participação presencial. Alunos especiais (fora da USP): devem confirmar com a Secretaria do PPGSHS, o valor da taxa de inscrição e critérios de isenção (se houver). Local: Anfiteatro do CeTISC, USP-São Carlos. Como chegar: link.

• Modalidade 2 (remoto, para matrícula em PPG no Território Nacional): Interessados por modalidade remota, com pré-inscrição aceita (via email de resposta), e que estejam matriculados em PPG fora da USP, deverão contatar seu PPG local para avaliar junto a CCP a abertura de créditos especiais com disciplina homônima em conteúdos, conforme informação em Seção 3. A frequência e créditos desta modalidade são responsabilidade de PPGs fora da USP.

Coorganização: Comissão de Educação da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), junto ao INCT-Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa (ONSeadapta) e Cátedra UNESCO de Águas da Escola de Engenharia de São Carlos/USP e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio de FAPESP, CNPq e CAPES.

Instrutores: Profa. Danielle Bressiani (UFPel) e Prof. E. Mario Mendiondo (EESC-USP)

Apoio: Projeto FACEPE-FAPESP "OUR_EYES" 2022-2024 & @TheWADILab

Para mais informações, clique aqui.