COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

Google Drive, Gmail e Fotos: Limite de armazenamento das contas institucionais será de 100GB

09/05/2024

Prezado(a) usuário de conta institucional da USP,

Tendo em vista a decisão da Google de descontinuar o armazenamento (Drive) ilimitado do Google Workspaces for Education para as Universidades em âmbito mundial, informamos que, a partir de 18/06/2024, o limite de armazenamento de sua conta associada ao e-mail da USP será de 100 GB, abrangendo arquivos do Google Drive, Gmail e Fotos. Aquelas contas que ultrapassarem este limite estarão impedidas de criar e atualizar arquivos, embora continuem a receber e-mails.

Adicionalmente, nesta mesma data, o serviço de Drives Compartilhados será descontinuado e todos os arquivos neles contidos serão migrados para um novo serviço de armazenamento em nuvem denominado Google Cloud Platform, conforme contrato firmado entre a USP e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP), por intermédio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/ USP).

A partir de 28/06/2024, as contas institucionais que permanecerem acima do limite de 100GB terão os arquivos (e e-mails) removidos.

Para garantir a conformidade com o novo limite, apresentamos algumas orientações:

1. para conferir a quantidade de armazenamento utilizada e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Drive, acesse Armazenamento no Drive;

2. para verificar seus arquivos em drives compartilhados, acesse Drives compartilhados;

3. para pesquisar e excluir e-mails grandes ou desnecessários, siga as instruções do Gmail em Gerenciar arquivos no armazenamento do ;

4. se precisar manter arquivos que excedam o limite de armazenamento da conta, exporte os arquivos que deseja manter do Drive, Gmail e Fotos usando o Google Takeout. Em seguida, exclua arquivos, mensagens e anexos desnecessários e esvazie a lixeira para liberar espaço de armazenamento. Saiba como dos seus dados em um arquivo.

Eventuais casos em que haja necessidade de manutenção de conteúdo que ultrapasse o limite estabelecido e esteja relacionado aos eixos de ensino, pesquisa e/ou extensão poderão ser analisados individualmente, mediante ofício justificando a solicitação, com a anuência do Dirigente da Unidade, observados os postulados éticos dispostos no Código de Ética da Universidade de São Paulo. Tal solicitação deverá ser encaminhada exclusivamente por ou por e-mail (atendimentosti@usp.br).

Atenciosamente,

Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)
Universidade de São Paulo (USP)