Palestra explora o uso de satélites para avaliar o impacto das secas em bacias hidrográficas

06/08/2015

Acontece nesta sexta-feira, dia 7, às 14 horas, no Anfiteatro do Laboratório de Tratamento Avançado e Reuso de Águas (LATAR) do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, a palestra What do GRACE Satellites tell us about Drought Impacts in the Colorado River Basin?

Os satélites gêmeos do experimento GRACE fornecem uma ferramenta relativamente nova para monitorar mudanças no armazenamento total de água (TWS, sigla em inglês) em grandes bacias hidrográficas. Entretanto, frequentemente é complicado interpretar o significado hidrológico dessas mudanças.

eesc scanlon site

Na palestra, a pesquisadora do Bureau of Economic Geology da University of Texas at Austin (EUA) Bridget R. Scanlon discorrerá sobre as mudanças TWS obtidas com os satélites GRACE na Bacia do Rio Colorado (EUA) no contexto do monitoramento e modelagem de dados de longo prazo, a fim de avaliar os mecanismos que controlam as mudanças no armazenamento de água. Conheça mais sobre a palestrante clicando aqui.

O evento ocorre no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPG-SHS) da EESC, a convite do professor Edson Wendland.

Confira abaixo o resumo da apresentação em língua inglesa.

“GRACE satellites provide a relatively new tool to monitor changes in total water storage (TWS) in large basins; however, interpreting the hydrologic significance of these changes is often complicated. Here we evaluate GRACE TWS changes with the context of longer-term monitoring and modeling data in the Colorado River Basin to assess controls on water storage changes.

The monitoring period (1970 – 2014) is generally characterized by decadal droughts (around 1990, early 2000s, and 2010s). The big difference between recent droughts since 2000 is limited drought recovery because of few anomalously wet years (2005, 2011) versus much more in the 1990s.

GRACE data show large depletion of almost 40 km³ in 2011 - 2013 (6 – 12 km³/yr in upper and lower Colorado River basins, UCRB, LCRB). The primary approach to managing these wet and dry climate extremes is storing water, with about two years of water demand currently stored in the reservoirs. While water allocations have been met to date, continued drought may jeopardize junior water rights and require further coping strategies.”

informação

Secretaria do PPG-SHS Tel.: (16) 3373-9552 E-mail: sa@sc.usp.br