COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

Retomada do censo do Diretório de Grupos de Pesquisa pelo CNPq

06/10/2023

A Universidade de São Paulo recebeu do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a informação sobre a retomada do Censo do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), que será realizado em 16 de novembro de 2023.

Segundo CNPq, "o Censo DGP 2023 busca retratar as atividades e a capacidade instalada de pesquisa das instituições participantes". Assim, o CNPq solicita que todos os líderes colaborem atualizando as informações cadastrais de seus Grupos até o dia 15 de novembro de 2023.

"Além da revisão dos dados, é necessário que todos os pesquisadores, estudantes e técnicos participantes dos grupos de pesquisa estejam com os respectivos Currículos Lattes atualizados. Para conhecimento das funcionalidades atualmente disponíveis indica-se a leitura do Manual do Usuário no Portal do DGP." Clicar em Ajuda - lado direito, canto superior.

Lembramos que, no intuito de ajudar os líderes de Grupos de Pesquisa, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação elaborou o "Guia para Criação de Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq", disponível na página da PRPI.

Existem diversos Grupos de Pesquisa liderados por docentes da USP que não realizaram os procedimentos descritos no Guia, e que por essa razão ainda não foram certificados no DGP. Isso vai afetar as informações sobre a USP no censo do DGP, por isso, recomendamos especial atenção para:

1. Sobre "Atualização do GP" - consultar página 8 do Guia.
2. Sobre "Grupo de Pesquisa Excluído" - consultar página 9 do Guia.
3. Sobre "Troca de liderança" - consultar página 8 do Guia.
4. Sobre o grupo de pesquisa "aguardando certificação" da Instituição no DGP/CNPq - consultar páginas 6 e 7 do Guia para conhecer os passos para a aprovação pelo Pesquisa Atende/Formulário do Sistema Atena USP.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação