SIBiUSP recebe indicações de livros para serem publicados no Portal de Livros Abertos da USP

17/12/2015

eesc svbibl doacao livros site

O SIBiUSP tem investido nos últimos anos na consolidação de produtos e serviços de informação com o objetivo de promover a visibilidade e acessibilidade da produção científica gerada na USP. São exemplos desse esforço o Dedalus (Base 04), o Portal de Revistas da USP e a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP.

Considerando o interesse pela publicação de livros no modelo de acesso aberto entre docentes e pesquisadores da USP e a necessidade de ampliar a visibilidade e acessibilidade desses conteúdos, surgiu a demanda pelo Portal de Livros Abertos da USP, que irá reunir e divulgar os livros científicos eletrônicos já publicados em acesso aberto, cujos detentores dos direitos autorais sejam docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo.

Para composição do site está sendo realizada uma consulta sobre a existência de livros científicos publicados na modalidade de acesso aberto. Os interessados podem encaminhar as referências das obras com indicação dos links e o e-mail de contato do autor USP para o e-mail biblioteca.atendimento@eesc.usp.br.

Destacamos os critérios básicos para indicação dos livros:

1. Conteúdo científico;

2. Autoria no todo ou em parte, organização ou tradução da obra de ao menos um autor pertencente ao quadro funcional da Universidade (professor e/ou funcionário técnico-admistrativo);

3. Formato/Suporte – PDF, PDF/A, ePUB, Daisy;

4. ISBN – registro efetivado para a publicação eletrônica;

5. Direitos autorais – o autor é o detentor dos direitos autorais e/ou já fez o licenciamento da obra em acesso aberto;

As obras sugeridas serão analisadas pela equipe do SIBiUSP para posterior inclusão no Portal de Livros Abertos da USP.

informação

Biblioteca da EESC – Flávia ou Eduardo Tel.: (16) 3373-8860 E-mail: biblioteca.atendimento@eesc.usp.br