COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

USP Filarmônica se apresenta na Catedral de São Carlos com concerto inspirado na obra de Dom Quixote

23/10/2023

A USP Filarmônica leva à Catedral de São Carlos a obra O Delírio de Dom Quixote, do primeiro ato do ballet Dom Quixote de Ludwig Minkus. A apresentação será nesta quarta-feira (25), às 20 horas, com entrada livre e gratuita.

A orquestra estará sob regência do Maestro assistente José Gustavo Julião de Camargo, que também fará a direção musical com Lucas Eduardo da Silva Galon.

USP Filarmônica - Crédito: Centro Cultural USP São Carlos

“Dom Quixote” (1869), composta como música para um ballet livremente inspirado na obra literária de Miguel de Cervantes (1547-1616), tornou-se canônica como repertório de dança, consagrando-se como um exemplo bem-acabado de música sinfônica que dá suporte a um outro tipo de arte, cuja história é dramatizada a partir de coreografias de movimentos corporais.

Composta pelo violinista e compositor austríaco Ludwig Minkus (1826-1917), Dom Quixote é peça obrigatória no repertório de corpos de ballet do mundo todo, e tem suas versões mais aclamadas realizadas pelo Bolshoi

Esse concerto faz parte da série mensal de Concertos USP, uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), da Escola de Engenharia de São Carlos em comemoração aos seus 70 anos, do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do Campus da USP de São Carlos e da Catedral de São Carlos.

Como sempre nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita, sem necessidade de retirar ingressos. A Catedral fica na Av. São Carlos, Praça Dom Marcondes Homem de Mello s/n, no Centro de São Carlos.

Quem puder colaborar, a Catedral solicita a doação de alimentos não perecíveis para serem encaminhados a famílias carentes da cidade.

USP Filarmônica

Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada exclusivamente por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na Direção Artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

Escola de Engenharia de São Carlos - EESC

A EESC foi implantada em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, na segunda metade do século XX, e alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade, reconhecida como A Capital da Tecnologia. Sua evolução e desdobramento resultaram na criação das demais unidades que compõem o Campus da USP São Carlos.

USP Filarmônica apresenta Dom Quixote – Catedral de São Carlos
Entrada gratuita (não há necessidade de ingresso)
Data: 25/10 (quarta-feira)
Local: Praça Dom Marcondes Homem de Mello s/n - Av. São Carlos, Centro
A Catedral receberá alimentos não perecíveis para doação a famílias carentes da cidade.