Disciplinas: Matrícula, Trancamento e Exclusão

Última atualização: 15/02/24

Confira a seguir todas as informações para as diversas situações de matrícula. Em caso de dúvida, consulte o FAQ abaixo e o FAQ do Sistema JúpiterWeb, que traz todas as orientações sobre como realizar a matrícula no sistema.

»  Exclusão de disciplinas - 1º Sem/2024
Período para Requerimento: de 14/02 a 28/03/2024
Formulário: neste link

» Trancamento de disciplinas - 1º Sem/2024
Período para Requerimento: de 01/04 a 05/04/2024
Formulário: neste link

» Outros formulários e Documentos
Considerar disciplinas como optativas
• Matrícula fora do prazo
Cursar disciplina em outra Unidade da USP
Cursar disciplina em outra Universidade

Perguntas Frequentes (FAQ)

1 - Meu nome aparece no e-Disciplinas ou Moodle, mas não estou matriculado no Júpiterweb. O que fazer?
Se não está matriculado no Sistema Júpiterweb, você não está regularmente matriculado. Verifique o calendário escolar, se ainda houver prazo para cadastro de requerimento de matrícula, você poderá se inscrever e aguardar; se estiver no prazo para retificação de matrícula, entre em contato com o Serviço de Graduação. Do contrário, você não pode frequentar a disciplina pois não está matriculado.

2 - Posso cursar mais de 40 créditos no semestre?
Não é permitido, de acordo com a Resolução CoG nº 3903, de 27/12/1991, Artigo 2º, § 2º.

3 - Meu período ideal no Júpiter não está correto. Quem e quando pode fazer esse acerto.
O próprio aluno deve fazer a conferência e correção até o final da primeira interação de matrícula. A Pró-Reitoria de Graduação sempre encaminha mensagem com antecedência aos alunos alertando sobre essa ação.

4 - Perdi todos os períodos de interação de matricula e não me matriculei em nenhuma disciplina. O que faço?
Você deve preencher o requerimento de "Matrícula fora do prazo", disponível acima, assinar, digitalizar em pdf e encaminhar para o e-mail graduacao@eesc.usp.br para ser analisado. Se for a primeira vez, a matrícula será deferida e realizada nas disciplinas em que houver vaga, que forem oferecidas ao seu período e curso. Se for reincidente, o pedido será encaminhado à Comissão de Graduação para análise.

5 - Quero cursar disciplinas com sobreposição de horários. Como faço?
Para cursar disciplinas com sobreposição de horários deve ser possível você colar grau em, no máximo, dois semestres, considerando também as disciplinas de Estágio e TCC. Além disso, deve ser comprovadamente possível obter o mínimo de 70% de frequência em cada uma das disciplinas, considerando o horário cadastrado no sistema Júpiterweb. Para solicitar, basta cadastrar o requerimento no Júpiterweb no período específico, de acordo com o calendário escolar e aguardar a análise.

6 - Quero cursar disciplina sem requisito ou cursar ao mesmo tempo a disciplina e o requisito. Como Faço?
Para cursar disciplinas sem o requisito ou simultaneamente ao requisito deve ser possível você colar grau em, no máximo, dois semestres, considerando também as disciplinas de Estágio e TCC. Para solicitar, basta cadastrar o requerimento no Júpiterweb no período específico, de acordo com o calendário escolar e aguardar a análise.

7 - Perdi o prazo para cadastrar o requerimento no sistema. Ainda posso me matricular?
Não. O sistema encerra de acordo com o calendário escolar, amplamente divulgado e disponível no Sistema Júpiterweb e na página da EESC.

8 - Como alterar minha matrícula?
Durante o período de requerimento/retificação de matrícula, para excluir disciplina preencher e enviar o formulário disponível acima; para incluir disciplina, preencher o requerimento on-line no Sistema JúpiterWeb e aguardar. Após esse período não haverá inclusão/exclusão de disciplinas, porém poderá solicitar o trancamento de matrícula em disciplina (ver o prazo no calendário escolar).

9 - Como faço para me matricular na disciplina de estágio?
Entre em contato com a Seção de Estágios – estagios@eesc.usp.br pois é ela quem envia ao Serviço de Graduação a autorização para sua matrícula na disciplina.

10 - Como faço para me matricular na disciplina de TCC?
Estudantes de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da EESC: a matrícula é realizada diretamente no Sistema Júpiterweb, durante as interações de matrícula.
Estudantes dos outros cursos de Engenharia da EESC: entre em contato com o Departamento do(a) seu(sua) orientador(a), pois é o Departamento quem envia o pedido de matrícula para o Serviço de Graduação.

11 - Como cursar disciplina em outra Unidade ou Universidade?
Para solicitar matrícula em disciplinas oferecidas por outras Unidades da USP, você deve preencher o requerimento diretamente no Sistema Jupiterweb, no período de acordo com o calendário escolar. Caso a Unidade não seja do Campus de São Carlos, deve solicitar autorização à CoC de seu curso (modelo disponível acima), encaminhando a solicitação para graduacao@eesc.usp.br . Neste caso, aconselhamos a contatar o Serviço de Graduação da Unidade para saber se há outros procedimentos adicionais

Para cursar disciplinas em outras Universidades, são necessários dois procedimentos:
a)
Solicitar autorização à CoC de seu curso (modelo disponível no site da EESC), encaminhando a solicitação para graduacao@eesc.usp.br;
b)  Verificar na Universidade o prazo para inscrição e como se inscrever.

Pode acontecer do prazo na Universidade ser anterior à data de reunião da CoC, por isso aconselhamos a efetuar a inscrição e demais procedimentos exigidos pela Universidade onde deseja cursar a disciplina, mesmo que seja antes do resultado da decisão da CoC. Posteriormente, se a decisão da CoC for negativa, então você deve cancelar a matrícula na disciplina da outra Universidade.