Aproveitamento de Estudos

» Download do Requerimento
Gerar um arquivo (pdf) por disciplina que solicitar a equivalência, contendo o requerimento e os seguintes documentos: a) se a disciplina cursada for da USP: histórico escolar onde conste a disciplina com aprovação; b) se a disciplina cursada for de outra Instituição de Ensino Superior: histórico escolar e ementa completa da disciplina cursada (com conteúdo, carga horária, métodos de avaliação, bibliografia etc.). Estes documentos devem ser timbrados e com carimbo/assinatura do responsável, ou conter autenticação digital.
Enviar os arquivos em pdf para graduacao@eesc.usp.br, que os encaminhará para análise.

Créditos optativos por disciplinas cursadas em outra IES

» Download do Requerimento
Gerar um arquivo (pdf) contendo o requerimento com todas as disciplinas listadas e os documentos: histórico escolar e ementa completa da disciplina cursada (com conteúdo, carga horária, métodos de avaliação, bibliografia etc.). Estes documentos devem ser timbrados e com carimbo/assinatura do responsável, ou conter autenticação digital.

Validação de Estágios

Solicitar validação de Iniciação Científica (IC) para disciplina de Estágio ou TCC:
  - Fazer um requerimento de validação de IC como Estágio obrigatório/TCC e assinar (o requerimento deve conter seu nome completo, nUSP, curso, nome do Projeto desenvolvido, nome do orientador, período da pesquisa, além da justificativa do pedido e sigla/nome da disciplina para a qual requer a validação);
  - Anexar o relatório da IC;
  - Anexar uma carta do orientador recomendando o pedido;
  - No caso do pedido de validação ser para a disciplina de estágio, é necessário comprovar as horas atribuídas à IC, seja relacionando com o tempo de duração, ou outro documento comprobatório;
  - Enviar os arquivos em pdf para graduacao@eesc.usp.br, que encaminhará para análise da CoC.

Solicitar validação de horas de trabalho (CLT, contratado etc) como Estágio:
  - Fazer um requerimento de validação de horas trabalhadas como Estágio obrigatório e assinar (o requerimento deve conter nome completo, nUSP, curso, justificativa do pedido e sigla/nome da disciplina para a qual requer a validação);
  - Anexar documento que comprove as horas atribuídas ao estágio;
  - Anexar um relatório de estágio, com as atividades desenvolvidas na área do curso;
  - Anexar uma carta do orientador de estágio recomendando o pedido e atribuindo nota e frequência;