Outgoing Graduação - Intercâmbio Regular

Documentos para finalizar processo

Para finalizar o intercâmbio o aluno da EESC-USP deve apresentar:

1. Relatório do intercâmbio (modelo anexo);
  2. Cópia do histórico da instituição estrangeira com as notas e número de créditos em inglês e documento que mostre o sistema de notas e créditos da instituição estrangeira (geralmente esta informação consta no Histórico Escolar da instituição estrangeira);
  3. Requerimento solicitando os créditos ou COMO EQUIVALÊNCIA (fazer um formulário por disciplina que solicita equivalência e anexar as ementas em inglês/espanhol) e/ou COMO OPTATIVA (modelos em anexo e anexar as ementas em inglês/espanhol).

preencher o formulário em inglês ou no idioma local, não fazer a tradução para português.
Não preencher os documentos à mão!

1. Nos formulários de créditos optativos, colocar na tabela o número de créditos exatamente como consta no Histórico Oficial da Universidade estrangeira. A CoC fará a conversão de créditos estrangeiros para créditos USP;
    2. As ementas caso sejam retiradas do portal da universidade, devem apresentar o link de onde foram retiradas;

Obs: Para todas as disciplinas que você teve aprovação e que você NÃO solicitar equivalência (dispensa de obrigatória/optativa eletiva na EESC), solicite como CRÉDITOS OPTATIVOS LIVRES, no formulário de OPTATIVA LIVRE.

ARQUIVOS:

Relatório de intercâmbio EESC
Requerimento de créditos optativas EESC
Requerimento de equivalência EESC
Instruções Normativas 03/2023 - Critérios para aproveitamento de estudos e equivalência de créditos ECTS para alunos em intercâmbio

Documentos quando aceito

Uma vez que você esteja com a sua Carta de Aceitação da Instituição Estrangeira, deverá apresentar os seguintes documentos à CCInt-EESC para abrir processo, gerar mobilidade e regularizar a matrícula no Sistema Júpiter:

1. Ficha de inscrição – Estudantes EESC (modelo anexo);
  2. Plano de Estudos: utilizado na inscrição do Edital de Intercâmbio, com a assinatura do Coordenador do Curso (modelo anexo);
  3. Histórico Escolar atualizado em português(pode ser impresso direto do JupiterWeb);
  4. Cópia do passaporte ou protocolo de entrada do documento na Polícia Federal;
  5. Cópia da carta de aceitação da Instituição Estrangeira;
  6. Orientações para encerrar intercâmbio assinado (modelo anexo) - ler com atenção,  guardar uma cópia e trazer uma via preenchida e assinada.
  7. Requerimento (modelo anexo) preenchido e assinado.

ATENÇÃO:

• Não serão aceitas candidaturas manuscritas ou mal apresentadas;
  • Não devem ser impressas em papel reciclado, pois isso impede uma boa digitalização;
  • Pedimos para não imprimir frente e verso.

ARQUIVOS:

Modelo Requerimento EESC - Intercâmbios regulares
Ficha de Inscrição
Plano de estudos_EESC
Orientações para finalizar intercâmbio internacional

Fluxograma de aprovação

1. Aluno apresenta a documentação para abrir o processo;
  2. CCInt-EESC abre o processo, gera mobilidade no Mundus e efetua a matrícula no Jupiter na disciplina “Cursando Disciplinas no Exterior” pelo período completo do intercâmbio;
  3. CCInt-EESC encaminha o processo para referendar na respectiva CoC;
  4. CoC referenda, devolve o processo à CCInt-EESC e ele é arquivado.

Fluxograma de validação dos créditos

1. Aluno encaminha a documentação para finalizar intercâmbio.
  2. Confira os procedimentos:
    1. Se na documentação não contiver nenhum pedido de equivalência:
      • CCInt encaminha o processo para a CoC;
      • CoC aprova o pedido de optativas livres, concedendo um número de créditos USP e encaminha para o SVGRAD.
      • SVGRAD cadastra no Jupiter, no local da disciplina “Cursando Disciplinas no Exterior”, o número de créditos USP concedidos pela CoC.
      • SVGRAD encaminha o processo para CCInt, que arquiva o mesmo.
    2. Se na documentação contiver pedidos de equivalência:
      • CCInt encaminha os pedidos de equivalência para o SVGRAD.
      • SVGRAD encaminha os pedidos para os Departamentos das disciplinas USP solicitadas
      • Parecerista dá parecer e devolve ao SVGRAD.
      • SVGRAD encaminha para CoC para análise.
      • CoC aprova/nega o pedido de equivalência em razão do parecer. Se aprovado, encaminha ao SVGRAD, se negado, dá ciência ao aluno.
      • SVGRAD cadastra a equivalência no Jupiter, se aprovado pela CoC.
      • SVGRAD devolve o processo para CCInt-EESC, que arquiva o mesmo.

Obs: Poderão ser feitos pedidos de equivalência + optativas livres (que seguirá simultaneamente os passos a) e b)