COMUNICADOS: Alunos

CoFund da União Europeia lança segundo edital de bolsas Beware

20/07/2020

Estão abertas as inscrições, até 16 de outubro de 2020, ao segundo edital Beware Grants, bolsa oferecida pela CoFund da União Europeia para pesquisadores internacionais. Trata-se do financiamento de 75 pesquisadores (doutores ou com experiência de 4 anos em P&D) para um período de 18 a 36 meses. Os candidatos dividem o seu tempo entre uma empresa belga e uma universidade, instituição de ensino superior ou centro de pesquisa.

Os objetivos são: atrair pesquisadores altamente qualificados na Valonia e Bruxelas no quadro de um projeto inovador para dar um upgrade na carreira assim como dinamizar a pesquisa e economia na Valonia e em Bruxelas, aumentando a visibilidade destas regiões no nível internacional e criando parcerias internacionais de longo prazo.

Elegibilidade: o pesquisador deve ter 4 anos de experiência no ramo de P&D ou um PhD. Não pode ter passado mais de 12 meses na Bélgica durante os últimos 36 meses.

Elegibilidade dos parceiros na Bélgica: todas as empresas belgas estão elegíveis, junto com um centro de pesquisa, uma universidade ou uma instituição de ensino superior. O pesquisador recebe um contrato de 18 até 36 meses e divide o seu tempo entre a empresa (50%) e o centro de pesquisa, a universidade ou a instituição de ensino superior (50%).

Todas as áreas de pesquisa são elegíveis, numa base bottom up e devem demostrar um aspecto inovador e/ou possibilitar uma transferência de tecnologia. O orçamento total é de 20 milhões de euros e o contrato de pesquisa prevê um salário bruto de cerca de 80 mil euros/ano, um orçamento para mobilidade (3 mil euros / ano), um orçamento de laboratório para a supervisão do pesquisador (6 mil euros / ano).

O processo de avaliação acontece em 3 etapas: 1) avaliação interna 2) international peer review e 3) comitê de seleção baseado em critérios como candidato, unidade de acolhimento do projeto, projeto, impacto e durabilidade.

Contato: Julie Dumont – als.brazil@gmail.com para mais informações e identificação de parceiros.

Para mais informações sobre o edital, acesse aqui.

Confira também o vídeo institucional explicativo sobre a bolsa aqui.

informação
Comissão de Cooperação Internacional da EESC
E-mail: ccint@eesc.usp.br

Por Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI)