"A formação em habilidades sociais: dicas para vida universitária e construção da carreira"

18/04/2019

eesc palestra habilidades sociais

A apresentação, que faz parte da programação da XXI Semana de Recepção aos Calouros, será feita pela psicóloga e pesquisadora de pós-doutorado do Departamento de Engenharia de Produção da EESC, Daniele Lopes, e pela professora do Departamento de Engenharia Mecânica, Maíra Martins da Silva.

Elas buscarão apresentar conceitos, sugestões e práticas para organização do estudo, desenvolvimento de habilidades sociais e oportunidades para desenvolvimento da carreira, incluindo informações sobre o Escritório de Carreiras da USP.

O Anfiteatro de Convenções Jorge Caron localiza-se na área 1 do campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Sobre as palestrantes

Daniele Lopes é formada em psicologia, mestre em Educação Especial e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua no campo teórico-prático das habilidades sociais desde 2003, prioritariamente com programas de promoção de habilidades sociais a diversas populações (crianças, universitários, professores e outros profissionais), e atualmente está interessada na capacitação de estudantes em transição do contexto educacional para o mercado de trabalho. É integrante do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS) da UFSCar e membro do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Maíra Martins da Silva possui graduação, mestrado e livre-docência em Engenharia Mecânica pela EESC, e doutorado em Engenharia Mecânica na Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica, com o suporte financeiro da CAPES. Em 2010, atuou como pós-doutoranda no Departamento de Engenharia de Produção na EESC, com suporte financeiro da FAPESP. Atualmente, é a coordenadora do curso de Engenharia Mecatrônica da EESC. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Mecatrônica atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos mecatrônicos, simulação multifísica, controle de sistemas robóticos e otimização.

informação

Comissão de Graduação da EESC Tel.: (16) 3373-9244 E-mail: cg@eesc.us.br