Aluno da EESC obtém prêmio de melhor artigo na área de inovação em simpósio internacional de aviação

13/11/2023

No último mês de outubro, o aluno Guilherme de Carvalho Siqueira, do curso de graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), obteve, juntamente com seus orientadores – os professores Daniel Capaldo Amaral (Departamento de Engenharia de Produção da EESC) e Mauro Caetano (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA) – o prêmio de melhor artigo na área de inovação no XX SITRAER Air Transportation Symposium, realizado em Joinville (SC).

O trabalho, intitulado “Technology roadmap development process applied in aviation training” é resultado de uma iniciação científica com bolsa PICV do ITA e contou com a colaboração do professor Jorge Bidinotto (Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC), que viabilizou a utilização do simulador EB2.

Guilherme Siqueira (o último da esquerda para direita), durante a premiação.

O Technology Roadmapping (TRM) consiste em uma ferramenta estratégica, utilizada no planejamento da inovação em vários setores, sendo a aviação uma área com grande potencial de uso dessa ferramenta, em particular, os dispositivos de treinamento em simuladores de voo. Nesse artigo, baseado em um estudo de caso, foi desenvolvido um roteiro abrangente de rotas tecnológicas, considerando dependências, relacionamentos com serviços e treinamento ao longo do ciclo de inovação.

O propósito do estudo foi atender aos numerosos requisitos de qualificação e regulamentação de pilotos como forma de aprimorar os simuladores de voo e orientar o seu processo de inovação. A pesquisa também apresenta caminhos para a implementação de simuladores de voo em, por exemplo, centros de instrução de aviação civil (CIAC), de modo a contribuir para o desenvolvimento de habilidades de pilotagem e a segurança de voo. “O resultado do trabalho pode auxiliar pesquisadores e profissionais envolvidos com o desenvolvimento destes dispositivos, colaborando também para o desenvolvimento de novas soluções para a aviação”, completou Siqueira.

Por Alexandre Milanetti, para a Assessoria de Comunicação EESC