Aluno egresso da EESC-USP recebe premiação nacional em ESG

06/09/2023

Bley Ribeiro de Almeida Junior (crédito: arquivo pessoal)

Bley Ribeiro de Almeida Junior, ex-aluno do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), formado em 2022 e orientado pelo professor Maicon Gouvêa de Oliveira, do Centro de Gestão da Inovação e Sustentabilidade (CEGIS) da USP, recebeu uma premiação pelo seu Trabalho de Conclusão de Curso em Environmental, Social and Governance (ESG). Ele obteve o 2º lugar na categoria graduação no Prêmio ESG 2023, com o artigo Estudo Comparativo de Metodologias de Avaliação para Índices ESG.

A competição de caráter nacional é promovida pela Fama Investimentos e visa incentivar a realização de estudos científicos no tema. A banca julgadora do prêmio contou com a participação de executivos do mercado (Latam e J.P.Morgan) e de entidades como a ONU.

O estudo desenvolvido pelo ex-aluno da EESC realizou uma análise comparativa de duas metodologias utilizadas para seleção das empresas na formação de índices ESG de bolsas de valores: o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e a família de índices MSCI ESG Indexes do Morgan Stanley Capital International.

Segundo Almeida Junior, a ideia para o TCC surgiu conforme ele pesquisava sobre a integração do ESG aos investimentos. “Verifiquei que, por ser um assunto ainda muito novo, não há um consenso sobre a melhor maneira de selecionar as empresas que apresentem as melhores práticas. Meu trabalho focou em estudar dois desses processos de avaliação. É muito satisfatório saber que pude contribuir com o debate ESG e a produção científica em nosso país", apontou o ex-aluno da EESC.

“As empresas estão muito preocupadas com o ESG e como isso pode impactar no acesso a crédito. Com o trabalho do Bley, elas têm uma forma de entender como seriam avaliadas atualmente por dois dos principais índices de ESG adotados no mercado financeiro”, explicou o professor Oliveira.

O orientador do ex-aluno da EESC destaca ainda que “por meio do trabalho notamos que as diferentes formas de avaliação do desempenho de ESG das empresas têm um grande impacto na contribuição real das mesmas, com o desenvolvimento sustentável, pois muitas vezes a forma de coleta de dados e os critérios de classificação das empresas pode não representar fielmente seu desempenho em ESG”.

Além da premiação em dinheiro, Almeida Junior também receberá livros e um jogo do Instituto Capitalismo Consciente.

Alexandre Milanetti, para a Assessoria de Comunicação da EESC-USP