Aucani oferece serviço de migração para a comunidade USP

25/06/2024

A AUCANI oferece, por meio do Escritório de Recepção Acadêmica, dois serviços relacionados à migração para a comunidade USP. Um é voltado para a comunidade internacional que pretende estudar ou pesquisar na USP, e o outro para a comunidade USP que planeja desenvolver atividades acadêmicas no exterior.

Informações de Migração: Estrangeiros
Este serviço é direcionado à comunidade internacional que desenvolve atividades acadêmicas na USP e necessita de apoio para a regularização no Brasil, por meio da Polícia Federal, ou para a emissão de visto junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior. Embora esse suporte já existisse informalmente na AUCANI antes de 2020, foi apenas com a criação do Escritório de Recepção Acadêmica, em março de 2020, que ele foi formalmente reconhecido como um serviço da AUCANI.

Semanalmente, a AUCANI entra em contato com a Polícia Federal para indicar os estrangeiros vinculados à universidade e residentes na capital paulista que possuem urgência na regularização migratória (registro, autorização de residência, substituição da carteira, etc.). Além disso, a AUCANI oferece apoio e suporte às CCInts/CRInts que têm dúvidas sobre essas questões. Mais informações podem ser acessadas neste link.

Aproveitamos para informar que as solicitações de agendamento na Polícia Federal agora podem ser feitas via Sistema Mundus, facilitando o trabalho das CCInts/CRInts. Mais informações estão disponíveis no Manual de Agendamento no Sistema Mundus.

Informações de Migração: Brasileiros
O segundo serviço, iniciado em julho de 2022, é voltado para a comunidade USP que enfrenta dificuldades na obtenção do visto adequado para desenvolver atividades acadêmicas no exterior. Quando recebemos a solicitação de um estudante, funcionário ou docente da USP expondo suas dificuldades na obtenção do visto, entramos em contato com o respectivo consulado para buscar mais informações ou verificar a possibilidade de agilizar o processo, evitando que as atividades acadêmicas sejam prejudicadas.

Mais informação: clique aqui.

USP International Office
Escritório de Recepção Acadêmica