COMUNICADOS

Carro da equipe Formula SAE está em exposição na Biblioteca da EESC

04/03/2013

Nos dias 4 e 5 de março estará em exposição na Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos da USP o carro da equipe EESC-USP Formula SAE.

Formula SAE é uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (também conhecida como SAE International) desde 1978.

Trata-se de uma companhia industrial fictícia que contrata um time estudantil para desenvolver um pequeno carro de Fórmula 1. Dessa forma, o desafio dos alunos de graduação é projetar, manufaturar, montar, testar e lançar no mercado um protótipo para competidores amadores. O veículo deve ter alta bom desempenho em termos de aceleração, frenagem e dirigibilidade, além de ser suficientemente durável para conseguir competir durante todo o evento.

Algumas regras gerais direcionam o projeto, deixando os times livres para exercitar a criatividade e capacidade de projetar. Os times são desafiados a desenvolver um veículo para competir em eventos programados, junto com outras universidades ao redor do mundo, onde comparam suas habilidades em Engenharia.

Além disso, o estudante tem a oportunidade de trabalhar no campo administrativo, com planejamento financeiro, visão de marketing entre outros. Há oportunidade dos membros da equipe contatar diretamente empresas que atuam no dia a dia no mercado de trabalho nacional e internacional.

A Equipe EESC-USP Formula é resultado das atividades extracurriculares do Departamento de Engenharia Mecânica com os demais departamentos da Escola que colaboram ativamente através de seu corpo docente, técnicos de laboratórios, oficinas e alunos.

A exposição do veículo na Biblioteca visa divulgar o projeto e o resultado do trabalho do grupo entre os alunos do Campus e demais interessados.