Chamada da FINEP ajuda tirar patentes tecnológicas da prateleira

05/07/2024

A Propriedade Intelectual (PI) é tema de edital da Finep Inovação e Pesquisa. O Programa de Apoio à Comercialização de Propriedade Intelectual opera em fluxo contínuo, ou seja, está sempre aberto a propostas. A chamada destina recursos de Subvenção Econômica para empresas que se interessem por patentes de inovações tecnológicas, entre outros ativos de PI, e desejem testar sua eficácia.

O processo ocorre da seguinte forma: a empresa interessada identifica, em uma universidade ou institutos de pesquisa, a patente tecnológica ou outro ativo de PI de que necessita e que deseja testar e encaminha a proposta à Finep/MCTI, nos termos do Edital. Uma vez aprovada, o financiamento cobre todo o custo da Prova de Conceito e demais atividades de teste, incluindo equipamentos, pesquisadores e simulações iniciais.

O objetivo é que o produto ou processo alcance o TRL (Technology Readiness Level) 7, buscando a demonstração de protótipo do sistema em ambiente operacional. Então, a universidade ou instituto de pesquisa poderão negociar a transferência da tecnologia à empresa. A intenção da chamada é tirar inúmeras inovações tecnológicas das prateleiras de patentes das universidades e dos institutos de pesquisa.

É uma ótima oportunidade de parceria entre pesquisadores que possuem patentes depositadas e empresas que buscam por soluções e produtos inovadores. Confira o edital e mais informações em: