COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

CNPq/MCTI/CISB/SAAB lançam chamada para bolsas de doutorado e pós-doutorado no exterior

12/12/2023

No âmbito do Acordo de Cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileira (CISB) e a empresa Aeroplano Sueco Limitada (SAAB AB), foi lançada a Chamada Pública CNPq/MCTI/CISB/SAAB AB nº 37/2023, financiada com recurso previsto no valor global de R$ 1,5 milhão.

O prazo de submissão vai até 29 de fevereiro de 2024.

Serão até 7 bolsas de Pós-doutorado no exterior (PDE) e até 3 bolsas de Doutorado-sanduíche no exterior (SWE) em instituições suecas para ampliar a colaboração científica e tecnológica entre grupos de pesquisadores brasileiros e suecos nas áreas de pesquisa apoiadas pela presente chamada.

As áreas de interesse da SAAB AB nessa chamada são:

a) Redes de comunicação: soluções de comunicações e redes para aplicações automatizadas/autônomas.

b) Sistemas autônomos: analise operacional e desenho conceitual, avaliação de tecnologias/sistemas de sistemas; colaborações entre plataformas tripuladas e não tripuladas, incluindo suporte à decisão e replanejamento dinâmico; conexão com fatores humanos e cockpit de piloto único; Conceitos de operação / Níveis de automação/Inteligência on board  sense-and-avoid / Microeletrônica e metodologia para sistemas reconfiguráveis embarcados /Autonomia / aeronavegabilidade / Certificação. Sensores / Fusão de dados de sensores / Gestão de Dados / Inteligência Artificial.

c) Engenharia Aeronáutica: metodologias de avaliação de aerodinâmica instável no regime transônico, e uso de tais metodologias em análises aeroelásticas e previsão de cargas dinâmicas; fluxo laminar; tecnologias ativas para controle de fluxo; arquiteturas de redes de sensores e acionadores; conceitos de design de asa laminar.

d) Propulsão: gestão de energia; gerenciamento de energia do motor / modelagem eficiente da interação entre o motor e o sistema do veículo; previsão de fluxo de entrada de aeronaves, previsão de pluma de jato e aeroacústica usando métodos de simulação de fluxo de resolução de turbulência (CFD).

e) Materiais: materiais multifuncionais nano-reforçados para aplicações aeronáuticas.

f) Desempenho humano: incluindo interface homem-máquina, fatores humanos – segurança aérea / carga de trabalho / stress / consciência situacional / cockpits de nova geração / coordenação de tripulação.

Para saber mais sobre esta parceria acesse aqui.

Veja aqui a chamada na íntegra.