COMUNICADOS

Comissões de Inclusão e Pertencimento promovem palestra e oficina sobre letramento racial

12/08/2023

 
As Comissões de Inclusão e Pertencimento (CIPs) das Unidades do Campus USP de São Carlos (EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC) vão realizar, na próxima segunda-feira (21), palestras e oficinas sobre letramento racial. 
 
As atividades são abertas a toda a comunidade, especialmente aos membros das CIPs, das assistências acadêmicas (assistentes, chefes de colegiados, de graduação e pós-graduação) e discentes de graduação e pós-graduação. As inscrições devem ser feitas nesta página.
 
Os interessados, de acordo com a disponibilidade, podem optar em participar do evento na parte da manhã ou na parte da tarde. Confira os horários:
 
Manhã:
08h30 às 09h30 - Palestra
09h30 às 10h00 - Intervalo
10h00 às 11h30 - Oficina de letramento
 
Tarde:
14h00 às 15h00 - Palestra
15h00 às 15h30 - Intervalo
15h30 às 17h00 - Oficina de letramento
 
Sobre o palestrante:
 
 
A palestra visa informar à comunidade acadêmica sobre os mecanismos de controle antifraude nos vestibulares, concursos públicos e processos seletivos organizados pela USP. Serão abordados temas como a composição étnico-racial da população brasileira, a complexidade das relações raciais no país e as boas práticas do trabalho referente à heteroidentificação.
 
Já a oficina pretende formar membros para compor as bancas de heteroidentificação. Além de ampliar as discussões na USP sobre a pauta da diversidade e da inclusão étnico-racial, a capacitação se propõe também a suprir eventual falta de conhecimento sobre a matéria, ou mesmo para garantir que a avaliação fenotípica esteja amparada por um método uniforme de conhecimento.