COMUNICADOS

Comunidade USP: somos mais de 120 mil pessoas

24/10/2023

Quem são as pessoas que estudam, pesquisam e trabalham em uma das principais universidades da América Latina? As respostas estão no Anuário Estatístico da USP, um censo que reúne dados e estatísticas demográficas e acadêmicas. A publicação é divulgada desde 1987.

Nas palavras do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior: é uma “importante ferramenta para dar visibilidade e prestar contas à sociedade sobre as ações desenvolvidas pela Universidade”. O último saiu em junho deste ano, referente a 2022. Entre estudantes, docentes (professores), pesquisadores e funcionários, a comunidade USP chegou a mais de 120 mil pessoas, para ser mais preciso 120.598.

A maior parte são estudantes: 60.120 matriculados na graduação e 37.238 na pós-graduação. E a maioria se concentra na cidade de São Paulo: 68,06% dos alunos de graduação e 70,33% da pós.

A concentração na capital paulista é explicada pela oferta de cursos. Somente na graduação, são 227 opções em São Paulo. Em Ribeirão Preto, que é a segunda cidade com mais cursos, tem 49. A USP está presente também em São Carlos, Piracicaba, Lorena, Pirassununga e Bauru, todas no interior do Estado.

Clique aqui para acessar a matéria completa publicada pelo Jornal da USP.