Congresso Nacional de Pós-Graduandos - Etapa São Carlos

24/06/2022

A Associação Nacional de Pós-Graduandos convoca a todas e todos pós-graduandos a participarem do 28º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG). O 28º CNPG terá como tema *“O papel da ciência nacional e da pós-graduação na independência do Brasil”*, e será realizado em formato itinerante e híbrido, ocorrendo em três etapas, entre os meses de maio e julho de 2022.

A primeira etapa será realizada, a partir de debates políticos nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, entre os dias 16 de maio de 2022 e 08 de julho de 2022, enquanto que a segunda será realizada a partir de eventos nacionais específicos. Já a terceira e última etapa será realizada nos dias 23 a 25 de julho, de maneira presencial, junto a 74ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade de Brasília, Distrito Federal e será aberto para os delegados natos, observadores e convidados, com transmissão pela TV ANPG no canal do Youtube.

*A primeira etapa organizada pela Associação de Pós-Graduandos da USP de São Carlos será dia 25/06, no período das 13h até às 18h30 no Auditório Mascarenhas no Instituto de Física de São Carlos.

Essa etapa será composta por duas mesas, ambas iniciando com breve exposição dos/das convidadas e posterior debate. Durante todo o processo será elaborada uma síntese em formato de ata que subsidiará um documento de contribuições da pós-graduação da USP São Carlos para ser apresentado na terceira etapa do 28º CNPG.

Mesa 01 - Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Brasil (13h às 15h30)
Convidado: Marcelo Zaiat, Professor do curso de graduação em Engenharia Ambiental e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental (EESC/USP). Desenvolve pesquisas na área de Tratamento Biológico de Águas Residuárias. Membro da Diretoria da Adusp (Gestão 2021/2023) e membro da Comissão Editorial da Revista Adusp.

Mesa 02 - Contra Machismo, Racismo e todos tipos de Opressões na Pós-Graduação (16h00 às 18h30)
Convidadas: Flávia Calé, Historiadora pela UFRJ, mestra e doutoranda pelo programa de história econômica da USP e Presidenta da SBPC;

Raquel Luxemburgo, Química, mestranda no programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Secretária-Geral da ANPG.

Link de inscrição: https://forms.gle/NdmAnWEgAMRgwYYg6

Traga suas contribuições e venha construir com a gente! Haverá emissão de certificado de participação!

Caso não consiga participar presencialmente, estaremos transmitindo o evento na página do facebook da APG USP São Carlos.