Doutoranda da EESC-USP recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2023

18/09/2023

Williane Vieira Macedo, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental (PPG-SEA) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (EESC-USP), foi laureada com a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2023 na área Engenharias I.

Ela foi orientada pelo professor Marcelo Zaiat, do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC, na tese intitulada Tetrabromobisphenol A (TBBPA) degradation in anaerobic biosystems: from bioengineering to metaomics.

O prêmio é um dos mais importantes em âmbito nacional e promovido pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No ofício dirigido à secretaria do PPG-SEA, em 31 de agosto último, o informe da CAPES destaca sobre a tese da doutora: “Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”.

A lista completa com os nomes dos laureados na premiação da Capes deste ano está disponível neste link.

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da CAPES na pós-graduação brasileira.

Alexandre Milanetti (Ex-Libris), para a Comunicação EESC-USP