Doutoranda participa de Academia Global de Pesquisa sobre Cidades Sustentáveis

22/08/2022

Desde julho de 2022, a doutoranda Ana Maria Rodrigues Costa de Castro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (NEPER), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPG-SHS) da EESC-USP, integra a Academia Global de Pesquisa sobre Cidades Sustentáveis (Global Research Academy - Sustainable Cities).

Ana Maria foi selecionada, junto com outros nove doutorandos da USP (sendo a única representante da EESC), 10 da Kings College London (KCL) e 10 da Freie Universität Berlin (FU), para participar da academia. As atividades são coordenadas pelos professores Fabio Kon (USP), Robert Cowley (KCL) e Sérgio Costa (FU).

A academia terá duração de um ano e seu início foi marcado por uma semana de atividades na Europa.

Em Londres foram discutidos temas como introdução às cidades sustentáveis, urbanismo informal, interdisciplinaridade, governança, participação pública, soft skills para trabalho em grupo e ética em pesquisa.

Os pesquisadores também tiveram a oportunidade de visitar locais como:
- East End of London
- Granary Square (King´s Cross)
- Walthamstow (North East London)

Já em Berlin, alguns temas debatidos foram: sustentabilidade, habitabilidade, convivialidade, memórias, mobilidade sustentável, turismo sustentável, computação urbana e ciência de dados para cidades. Foram visitados locais como:
- Memoriais e lugares (pós) coloniais em Tiergarten e Berlin Mitte
- Floating University
- Tempelhof Field (Aeroporto desativado)
- Domäne Dahlem (Fazenda urbana)

Os doutorandos foram divididos em 6 grupos e nos próximos meses desenvolverão pesquisas relacionadas com o tema cidades sustentáveis. Os resultados parciais serão apresentados no próximo encontro presencial do grupo, que ocorrerá na USP em fevereiro de 2023.

Da esquerda para direita: Ana Maria, Cézar, Juliana, Paola, Douglas, Raiana, Prof. Fabio, Luiza, Gabriel, Dante e Carlos