Edital aberto para se voluntariar na frente de tutorias do Salvaguarda

10/05/2023

Procura oportunidades que te possibilitem ganhar certificado e que, ao mesmo tempo, contribuam com a jornada rumo ao ensino superior de jovens da rede pública do seu próprio estado ou região? Se sim, boa notícia: Você pode fazer parte do time do Salvaguarda, o maior programa social de auxílio para jovens da rede pública brasileira. Auxiliamos estudantes de 1.557 cidades brasileiras. Até o momento, mais de 1.000 deles já conquistaram a aprovação e a nossa atuação já foi noticiada pelo Jornal Nacional, Fantástico, Caldeirão do HUCK, Folha de SP e até mesmo pelo próprio MEC.

As inscrições para se voluntariar em nossa frente de tutorias estão abertas até o dia 14 de maio

Você pode estar se perguntando: "Qual seria o trabalho de um tutor do Salvaguarda?”. Bom, você acompanharia, via whatsapp, cerca de 5 jovens do seu próprio estado ou região e, através da experiência que adquiriu em sua própria jornada até a universidade, os auxiliaria no caminho rumo ao ensino superior. Se trata de uma espécie de mentoria personalizada e que exerce um papel muito importante de apoio para os estudantes. O sonho da maioria dos jovens de SP, assim como provavelmente foi o seu, é ingressar na USP e você tem a oportunidade de os ajudar.

Ainda pode estar confuso, né? Vamos explicar melhor: Não se trata de ajudar com matemática ou corrigir redações, mas sim auxiliar com demandas dentro dos âmbitos de organização e informação. Exemplos de demandas que podem surgir: explicar o que é uma universidade pública e informar que elas oferecem auxílios, explicar sobre o funcionamento do ENEM e de outros exames de acesso ao ensino superior, ajudar o estudante a se organizar, a começar a estudar e a criar uma estratégia para a aprovação com cronograma e a conciliar trabalho com estudo. Obs: são apenas alguns exemplos para ajudar a ilustrar e não significa que todos terão as exatas mesmas demandas.

Tudo isso ocorre de forma inteiramente online, ou seja: nunca precisará sair de casa e a nossa metodologia é pensada de forma que seja possível você contribuir e ainda conciliar com seus outros compromissos. Além disso, ganhará um certificado de reconhecimento do trabalho e da carga que dedicar. Parece bom demais, né? E é. Venha fazer parte.

Como ter mais informações sobre o voluntariado e como se voluntariar? Você encontrará abaixo o link para nosso edital. Lá estão todas as informações: sobre o Salvaguarda, sobre a frente de tutorias e o processo seletivo

Clique aqui para acessar o edital.

Não sei se você foi ou não estudante da rede pública, mas, independente da resposta, é seguro supor que teve, em algum momento de sua trajetória, suporte e orientação. Infelizmente, muitos jovens da rede pública não encontram ajuda. Por isso, sua decisão de fazer parte do Salvaguarda enquanto tutor(a), não tenha dúvidas, pode significar esperança e representatividade na vida dos jovens que irá acompanhar.

Nos siga no instagram

Conheça nosso site.

Conhece alguém que possa se interessar no voluntariado? Ajude divulgando para quem possa se interessar. Universitários, pós-graduandos ou graduados de qualquer área podem se inscrever.

Mais informação: vinicius2.andrade@usp.br  |  (16) 99390-7355

Por Vinicius De Andrade