Edital Fiocruz-Pasteur-USP Call for Project Proposals 2022

30/09/2022

Até 6 de novembro de 2022, estão abertas as inscrições ao Edital 1623/2022 - Fiocruz-Pasteur-USP Call for Project Proposals 2022 (docentes USP), com período de execução dos projetos entre janeiro de 2023 a novembro de 2024. Trata-se de oportunidade oferecida pela Fundação Oswaldo Cruz (Brasil) e o Institut Pasteur (França), com a parceria da Universidade de São Paulo, voltada aos docentes.

O objetivo é facilitar a colaboração em áreas prioritárias de pesquisa e dos programas em saúde pública, particularmente no âmbito do acordo tripartite assinado entre o Institut Pasteur, a Fiocruz e a USP em 2015 e renovado em 2020. As propostas deverão apresentar em suas equipes ao menos um pesquisador de cada instituição. Pela USP, os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade. Pesquisadores de pós-doutorado poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento.

O financiamento aos projetos aprovados na USP será realizado pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), partícipe do convênio firmado com o Institut Pasteur, a Fiocruz e a USP em 2017 e aditado em 2020 e 2022, viabilizando o lançamento de editais de pesquisa do programa, atualmente em sua quinta edição. O Edital Fiocruz-Pasteur-USP 2022 prevê apoio de até 30 mil euros por instituição, contemplando até 2 projetos de pesquisa conjunta entre as instituições parceiras.

Neste ano, o comitê coordenador do programa priorizará propostas concentradas nos seguintes tópicos:

• Doenças influenciadas por mudança climática;
Inovação e imunoterapia.

As dúvidas poderão ser encaminhadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus   (Assunto: Editais de Pesquisa Conjunta), ou para o e-mail international.networks@usp.br.