EESC abre a exposição “Patrimônio de São Carlos do Pinhal: Uma Homenagem” em comemoração ao aniversário da cidade

24/10/2023

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) recebe a exposição Patrimônio de São Carlos do Pinhal: Uma Homenagem, da artista plástica Maria Nascimento.

Pintadas a carvão, as obras retratam prédios e pontos importantes da cidade, os quais foram cuidadosamente selecionados pela artista, que possui uma forte ligação afetiva com São Carlos.

A mostra acontece no Laboratório de Ensino do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação e é comemorativa aos 70 anos da EESC e também ao aniversário da cidade de São Carlos, que completa 166 anos no próximo dia 4 de novembro.

A exposição estará aberta ao público, de forma gratuita, até o dia 10 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Museu do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação - Campus I da USP São Carlos, podendo ser agendadas visitas guiadas com a artista neste período.

A EESC-USP e a Cidade de São Carlos possuem trajetórias entrelaçadas

A cidade foi fundada em 1857, durante o período de expansão da cultura do café. No início, sua economia se pautava pela agricultura e, na sequência, pela indústria de transformação. Em 1953, com a fundação da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, que alavancou a criação dos demais institutos da USP, a instalação da UFSCar e Embrapa, além de outras instituições de relevância para o ensino superior e pesquisa, a cidade passa a ser palco de empresas de base tecnológica e serviços de apoio. Com todo esse arranjo de formação especializada, científica e de desenvolvimento tecnológico que se seguiu, hoje, São Carlos é reconhecida como A Capital Nacional da Tecnologia.

Maria Nascimento

Maria Nascimento é potiguar, graduada em Química (UFRN), mestre em Ciências Farmacêuticas (UFPE) e doutoranda em biotecnologia RENORBIO UFRPE/ UFSCar. É artista visual, curadora e comerciante de obras cadastrada no IPHAN, escritora e ativista pela inclusão no combate à violência contra a mulher e nos direitos do Autista. Possui projetos de escrita criativa em parceria com o PACC/Letras/UFRJ e Universidade das Quebradas. Atua no desenvolvimento de software aplicado à descoberta de novos fármacos. Trabalhou na indústria Naval, é membro SOAMAR/ Marinha do Brasil e da Comissão Técnica de Ensino Superior CRQ-IV. A artista atua como desenhista e curadora há quase três décadas e suas obras contam com registro da plataforma HoodId de registros de autoria. Parte das obras da artista encontram-se em acervos públicos como a Marinha do Brasil e a USP.

ExposiçãoPatrimônio de São Carlos do Pinhal: Uma Homenagem
Artista: Maria Nascimento
Período: 25/10 a 14/11/2023
Local: Museu da Engenharia Elétrica – Prédio de Laboratórios de Ensino do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC-USP – Veja aqui a localização