EESC-USP: Programa de Curricularização da Extensão Universitária para os Cursos de Graduação será lançado dia 15

08/03/2024

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP promove, no dia 15 de março, às 14 horas, o lançamento do Programa de Curricularização da Extensão Universitária para os Cursos de Graduação, que visa à implementação de projetos interdisciplinares alinhados a temas de interesse público, em especial, da cidade de São Carlos, e também aos objetivos da Agenda 2030 da ONU e ao desenho universal.

O evento, que acontecerá no Espaço Minerva - Anf. Jorge Caron, no Campus USP de São Carlos, é aberto a todos os interessados, ou seja, autoridades da administração pública, lideranças e membros da área acadêmica, pesquisadores, estudantes, empresários e a comunidade local. A confirmação de presença deve ser feita nesta página.

Como primeira ação do Programa, será estabelecida uma parceria entre a EESC-USP, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de São Carlos, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, o Instituto Mário de Andrade e a empresa G2 Arte, para o desenvolvimento de pesquisa tecnológica e projetos inclusivos e ambientalmente adequados para áreas críticas do município.

O evento de lançamento contará com a palestra Arte, inovação tecnológica e participação social, a ser proferida por Nelson Brissac, professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP e organizador dos projetos Arte/Cidade e ZLV – Jardim Pantanal. Além de detalhar esses projetos, já implantados na capital paulista, ele também abordará as possibilidades de cooperação para ações semelhantes em São Carlos.

Projetos desenvolvidos na cidade de São Paulo. (Divulgação)

A Universidade em conexão com a sociedade

O Programa de Curricularização da Extensão Universitária para os Cursos de Graduação da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo vem ao encontro do Plano Nacional de Educação (PNE). A "curricularização da extensão universitária" significa que parte da carga horária do curso de graduação é reservada para que o estudante, sob coordenação de um professor, desenvolva atividades para a sociedade, considerando o conteúdo programático de sua área.

Essa conexão direta tem o potencial de ser uma relação transformadora da realidade social, com benefício para ambas as partes.

As ações são desenvolvidas por meio de projetos, para os quais é imprescindível a participação de outras instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos, e iniciativa privada, formando uma rede de colaboração de atuação interdisciplinar, na busca de soluções sustentáveis para as demandas da cidade de São Carlos.