Eleição para reitor e votação secreta dos colegiados são alteradas pelo Co

03/10/2013

Eleição

A primeira mudança diz respeito aos turnos da eleição, que, antes realizada em dois turnos, obedecerá a um sistema de turno único. A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais, Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados, o que corresponde a cerca de dois mil representantes da comunidade universitária.

Outra mudança no sistema é que, a partir de agora, os candidatos a reitor e vice-reitor deverão fazer inscrição prévia de suas candidaturas, em forma de chapa, acompanhada do programa de gestão a ser implementado. Anteriormente, todos os professores titulares da USP podiam ser considerados como candidatos em potencial, sem necessidade de inscrição prévia e sem formação de chapa.

Foi aprovado também que os candidatos a reitor e vice-reitor se desincompatibilizem de funções de chefia ou direção exercidas a partir da inscrição da candidatura.Também deverá ser realizada uma consulta à comunidade universitária — alunos, professores e funcionários técnico-administrativos — sobre a escolha de reitor e vice-reitor, de caráter informativo, e o resultado deverá ser divulgado cinco dias antes da data da eleição.

As discussões sobre o tema terão continuidade em 2014. Na primeira sessão do Conselho Universitário do próximo ano, será fixado um calendário de debates.

Conforme publicação do Diário Oficial desta quinta-feira, dia 3, a eleição será realizada no dia 19 de dezembro. O mandato do atual reitor vigora até o dia 25 de janeiro de 2014.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Reitoria