Em 2023, o Laboratório de Geossintéticos promoveu duas edições do Curso de Instalação de Geomembranas

14/08/2023

A geomembrana é o único geossintético exigido pelas agências reguladoras no Brasil. A qualidade do produto não é o único parâmetro que garante o desempenho de uma obra. Esta é associada a um projeto adequado e à qualidade da instalação. Contudo, até o momento, não havia um curso em território brasileiro certificado por uma instituição de ensino que capacite sobre noções básicas para a instalação de geomembranas, como é o caso do curso de Instalação de Geomembrana do Laboratório de Geossintéticos (LABGSY) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).

A primeira edição do curso foi realizada em janeiro de 2023, com o apoio do Grupo Nortene. A 1ª edição do curso foi ministrada pelo Prof. Jefferson Lins da Silva e pelo técnico Clever Valentin, do Laboratório de Geossintéticos, pelo Eng. Paulo Açakura da Tecnoplas, pela Enga. Carolina Palomino do Grupo Nortene e pela Enga. Alejandra Aparicio do Grupo Nortene e secretária da ABNT/CEE-175 desde 2021. Devido à alta procura e ao interesse de outros fabricantes, foi preparada a 2ª edição.

Entre 2 a 4 de agosto, foi realizada a 2ª edição, tendo como ministrantes o Prof. Jefferson Lins da Silva e pelo técnico Clever Valentin do Laboratório de Geossintéticos, a Enga. Carolina Palomino do Grupo Nortene, a Enga. Carolina Martins da M&Geo e o Eng. Thiago Costa da Tecnoplas. Nesta 2ª edição ainda contamos com três palestras especiais proferidas pelo Eng. Paulo Açakura da Tecnoplas, pelo Eng. Ricardo Cortez da Estre Ambiental e pelo Dr. Vinicius Benjamin da Eng Consultoria. O curso contou com aulas téoricas e práticas, tendo o patrocínio e apoio das empresas: Nortene, Engepol, Ober, Techground, ABC Tecnologias, Baurugeo, M&Geo, Revest, Record Engenharia e Tecnoplas.

O curso é aberto à toda comunidade e pode ser feito por qualquer pessoa interessada em conhecer sobre a instalação de geomembranas de Polietileno conforme especificações técnicas vigentes no Brasil.

É função da universidade pública atender aos anseios da sociedade e por conta disto durante os 22 anos de história do Laboratório de Geossintéticos da EESC- USP tem sido ministrados cursos sob demanda de diversas empresas do setor de geossintéticos. Nos últimos anos, a equipe do LABGSY tem publicado trabalhos relacionados com a durabilidade dos geossintéticos, especificamente com a durabilidade de geomembranas e de geotêxteis exumados em campo.

1ª Edição do curso, 25 a 27 de janeiro de 2023

2ª Edição do curso, 2 a 4 de agosto de 2023