Engenharias da USP se unem em consórcio para promover a excelência do ensino de graduação

21/12/2023

Presidentes de CGs e os pró-reitores de Graduação da USP.

Alcançar a excelência acadêmica do ensino de Engenharia na Universidade de São Paulo, por meio de ações e da colaboração mútua entre as Comissões de Graduação (CG).

Esse é o objetivo do consórcio CE²GE, criado formalmente na última reunião do Conselho Universitário da USP, ocorrida no dia 13 de dezembro. Participam da iniciativa a Escola de Engenharia de Lorena (EEL); a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC); a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ); a Escola Politécnica (EP) e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).

Clique aqui para ver a carta de intenções.

Na prática, o trabalho teve início em 2020, quando aconteceram três ações conjuntas: realização do Workshop das Engenharias USP, submissão de projetos em parceria em editais da Pró-Reitoria de Graduação e criação e oferecimento de disciplinas híbridas entre EESC, EEL e Poli. Na época, respectivamente, estavam envolvidos os professores Vilma Alves de Oliveira, Elisângela de Jesus Cândido Moares e Antônio Carlos Seabra.

"Como continuidade, nossa meta é promover atividades que englobem a curricularização da extensão, promover a integração entre os coordenadores dos cursos correlatos e desenvolver atividades didáticas conjuntas de maneira híbrida", explicou a professora Luciana Montanari, atual presidente da CG-EESC e vice-coordenadora do Consórcio para a Excelência do Ensino de Graduação em Engenharia. A coordenação é do professor Herlandí de Souza Andrade, da EEL.

Professora Luciana assina a carta de intenções.

Em reunião do Conselho de Graduação da USP, no dia 14, o pró-reitor Aluisio Augusto Cotrim Segurado parabenizou os envolvidos pela articulação da institucionalização do Consórcio, destacando que essa mobilização está em consonância com o plano de gestão da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade.