COMUNICADOS

Exposição: "Fotografia contemplativa e outros olhares"

17/10/2023

Acontece nesta quarta-feira, dia 18, às 19 horas, no Centro Cultural da USP São Carlos, a abertura da Exposição Fotografia Contemplativa e Outros Olhares, do professor Chico Vecchia. 

Visando estimular a expressão artística na comunidade acadêmica, a mostra faz parte da Série Exposições EESC e integra a programação comemorativa dos 70 anos da Unidade.

A coleção marca o retorno definitivo de Vecchia à atividade como fotógrafo, com destaque para sua fase digital e focada na fotografia contemplativa, que pode ser resumida no conceito: pare, medite, sinta e fotografe. O autor, hoje aposentado, foi aluno, pesquisador e docente na Escola de Engenharia de São Carlos. Iniciou seus estudos de fotografia analógica no final da década de 70 e participou do Íris Foto Grupo, tendo o grande fotógrafo Paulo Pires como mentor e incentivador. “Devo ao amigo Paulo muitos ensinamentos e, mais que isso, o aprendizado sobre o que é o método científico, estudo e visão crítica, fato que serviu para toda minha vida”, destaca Vecchia

A exposição faz um recorte da fase de transição do artista, época em que deixava a vida de acadêmico e redirecionava seu olhar e seus esforços para o fazer fotográfico.

 

Trasladada do Tibet por Chögyam Trungpa, adaptada por Michael Wood e, no Brasil, recentemente divulgada pelo fotógrafo Yuri Bittar, a fotografia contemplativa apresenta inúmeras vantagens e benefícios aos fotógrafos, uma vez que entende que o processo é o que mais importa e não o resultado final.

Segundo Yuri Bittar, “a proposta é trazer a arte para a vida cotidiana, e a vida cotidiana para a arte, entendendo que as boas imagens não estão no raro e no inusitado, ou no diferente, mas em tudo. Mas nossos olhos da razão (olhar conceitual) não enxergam isso. Ao contrário que os do coração, da percepção, dos sentidos enxergam sim(percepção)”.

O Centro Cultural fica na Área 1 do Campus USP, com acesso pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465. Com entrada gratuita, a visitação pública poderá ser feita até o dia 10 de novembro. 

 
Com informações do Centro Cultural da USP São Carlos