Grupos de atividades de cultura e extensão devem se cadastrar na listagem oficial da EESC

05/06/2019

eesc grupos extensao

Serão aceitos grupos de alunos cujas atividades forneçam oportunidades para desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos diretamente ligados ao futuro campo de atuação profissional de seus integrantes ou que complementem sua formação humanística e de cidadania.

Todos os grupos precisam indicar um membro como contato oficial. Além disso, de acordo com as características da atividade, pode haver outros requisitos, como a supervisão de um docente ou a comprovação de regularidade de atividades em anos anteriores.

A lista com os registros aprovados será divulgada até o dia 20 de julho e será utilizada para fins de planejamento e execução de ações de apoio e fornecimento de estatísticas de transparência institucional. Além disso, apenas atividades aprovadas poderão solicitar recursos às Comissões de Graduação, Coordenadoras de Cursos, à Diretoria da Escola e participar dos editais de apoio às atividades de cultura e extensão universitária.

Outra vantagem para os grupos que forem aceitos oficialmente é que seus integrantes poderão ter suas atividades reconhecidas no histórico escolar como Atividades Acadêmicas Complementares.

Vale destacar que a certificação será válida por um ano e deverá ser renovada com o envio de relatório de prestação de contas e a atualização de dados.

Para consultar outras informações e preencher o formulário, os interessados devem fazer login em sua consta institucional do USP-G e acessar o endereço www.eesc.usp.br/aac.

Reunião com a Diretoria

A criação desse cadastro já havia sido anunciada em reunião realizada entre a Diretoria e os grupos com atividades nesse perfil, realizada no dia 2 de abril, no Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima.

Na ocasião estiveram presentes o diretor da EESC, professor Edson Cezar Wendland, seu assessor administrativo, professor Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti, o presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), professor Fernando Martini Catalano, a presidente da Comissão de Graduação (CG), professora Vilma Alves de Oliveira, além de docentes envolvidos com o tema – como os professores Eduardo Nobuhiro Asada e Daniel Capaldo Amaral, antigos presidentes da CCEx e CG, respectivamente –, docentes orientadores e alunos integrantes de diversas equipes.

eesc reuniao extracurriculares

O diretor da EESC, professor Edson Cezar Wendland, fala aos representantes dos grupos. Foto: Umberto Patracon.

O encontro teve início com uma fala introdutória do professor Wendland sobre a importância das ações desenvolvidas pelos grupos de atividades extracurriculares para a formação de futuros profissionais e o desejo da Diretoria de apoiar essas atividades. Nesse sentido, identificou-se a necessidade de sistematizar e formalizar a existência dos grupos para que a EESC pudesse efetivamente planejar e disponibilizar apoio de forma adequada.

Logo após, representantes de cada grupo realizaram apresentações sobre suas atividades, desafios e demandas que, de uma forma geral, envolveram espaço, infraestrutura, transporte, divulgação e recursos financeiros.

Depois disso, o professor Asada apresentou as diretrizes que nortearam a criação do cadastro, explicando as demandas a que visava atender, com colaboração de falas de outros professores. Foram abordados aspectos como requisitos para o reconhecimento formal, normas para o cadastro e tipos de atividades que poderão ser formalizadas.

Ao final foi aberta uma sessão de perguntas e respostas, durante a qual os estudantes tiveram a oportunidade de expor outros aspectos de suas atividades e tirar dúvidas sobre o processo de formalização institucional.

Dessa forma, a reunião serviu como início dessas discussões, e o formulário é a primeira concretização das ações apontadas.

Estiveram presentes na reunião os seguintes grupos: ADA (Engenharia de Computação), Centro de Voluntariado Universitário (CVU), EESCuderia Mileage, EESC-USP Aerodesign, EESC USP Baja SAE, EESC USP Formula SAE, EESC USP Tupã, Equipe de Concreto (Econ), Iniciativas Mercado, Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), SEMENTE USP, Ramo IEEE, SEMEAR, TOPUS, Warthog Robotics, Zenith, Enactus USP São Carlos e Empresa de Engenharia Ambiental Jr. (ENGAJ).

informação

Comissão de Cultura e Extensão Universitária Tel.: (16) 3373-9248 E-mail: ccex@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC