COMUNICADOS

Integrando Pesquisa & Extensão: Evento da USP abordou o tema Cultura Organizacional Orientada a Dados

11/03/2024

O Grupo Change USP realizou, entre 19 e 22 de fevereiro de 2024, o Kickoff Week do Projeto de Pesquisa CNPq, um evento de Cultura e Extensão Universitária da Universidade oferecido de forma online e gratuita. Com o intuito de desvendar o poder da cultura organizacional orientada por dados, o evento colaborativo ofereceu 20 palestras e se propôs a examinar o papel dos dados na formação e transformação das culturas de trabalho nas organizações.

A iniciativa contou com o apoio do Departamento de Economia, Administração e Sociologia e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária, ambos da ESALQ-USP, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da EESC-USP e do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege).

Além da equipe de pesquisadores do projeto, organizações convidadas enriqueceram o workshop com palestras sobre seus desafios na gestão de dados. As imagens a seguir mostram, primeiramente, as instituições que compõem o time do projeto e, na sequência, as organizações convidadas.

Instituições dos membros e parceiros do projeto.

Instituições das organizações convidadas.

Os membros e parceiros desse projeto de pesquisa, que conta com o apoio do CNPq, apresentaram os seguintes temas durante o evento:

Tema

Nome

Instituição

Introduction to Artificial Intelligence

M.Sc. Richard Matschke

Universität Osnabrück (Alemanha)

Generative AI and Innovation: Creating a Culture for Data-Driven Innovation

Prof. Dr. Frank Piller

RWTH, Alemanha

Inovando com Pessoas

Prof. Dr. Gilberto T. Shinyashiki

FEARP/USP

Modelagem organizacional

Prof. Dr. Fabio M. Guerrini

EESC/USP

Coleta de Dados de Sensoriamento IoT

Prof. Dr. Fredy J. Valente

UFSCar

Machine Learning: modelos não supervisionados

Prof. Dr. Marcelo Carbonari

Insper/USP

Manutenção Prescritiva pela Análise de Dados

Prof. Dr. Marcelo A. de Oliveira

UFAM

Desenvolvimento de Frameworks

Dra. Raquel Mello

Mackenzie, Campinas/SP

Cultura orientada a dados (DDC)

Guilherme M. da Silva e M.Sc. Luana C. de Morais

EESC/USP

Design Science Research

Prof. Dr. Roberto Martins

UFSCar

 

Os convidados também compartilharam seus conhecimentos sobre diferentes temas relacionados ao projeto de pesquisa. As apresentações abordaram os seguintes tópicos:

Tema

Nome

Instituição

Data Ecosystems and the Gaia-X initiative

Dra. Maiara Rosa Cencic

Fraunhofer IPK, Alemanha

Transformando dados em informação estratégica

Lucas Campana e Bruno Souza

Banco do Brasil

BB Data Driven: A Cultura de Dados no BB

Oswaldin Santos

Banco do Brasil

Maturidade no uso de dados na tomada de decisão

Dra. Giovana Gonçalves Pereira

Oppen Social

Plataforma AI2

Prof. Dr. Rafael Aroca

Instituto Von Braun

Open innovation e governança de dados

Yukio Meira

Onovolab

Evolução da Agricultura baseada em Dados

Dra. Carla Geovana Macário

Embrapa Agricultura Digital

Design-driven data science e aplicação na agroindústria

Anna C. Maccarone

MJV Tecnologia e Inovação

 

Durante o Workshop de Cultura Organizacional Orientada por Dados, houve uma ampla diversidade de opiniões e relatos dos participantes, refletindo suas experiências e perspectivas e também o conhecimento adquirido naquela ocasião. “É um evento de extrema relevância, considerando o momento que estamos vivendo. A aceleração das mudanças tecnológicas, suas interações e impactos sistêmicos na humanidade precisam ter profundidade nas discussões; um workshop como esse oferece essa oportunidade” e “Excelente conhecer como as grandes empresas estão lidando com os dados e os transformando em informação útil”, foram alguns dos comentários.

A atividade também foi elogiada por Fabio Zalpa, coordenador de Prevenção e Lavagem de Dinheiro no setor financeiro e estudante de MBA em Data Science & Analytics pela ESALQ/USP. “O evento teve uma organização impecável, deixando para trás eventos organizados por empresas de grande renome no mercado. Os temas abordados estão muito em linha com os desafios atuais e foram conduzidos por pessoas de extremo conhecimento.”, destacou.

Foi sugerido como melhoria para edições futuras, o uso de enquete e os modelos de seminário da plataforma Zoom. De acordo com o público que participou do evento, esse formato poderia “promover uma experiência de audiência ainda melhor”, em adição ao uso do chat da plataforma. Além disso, outra sugestão foi gravar as apresentações. “Sentimos falta e gostaríamos de ter assistido algumas que não pudemos participar ao vivo”, relataram alguns dos participantes.

A inteligência artificial integrada à plataforma Zoom gerou relatórios ao término de cada apresentação, os quais abrangem as principais ideias e tópicos discutidos. A partir desses relatórios, foi realizada uma análise de frequência das palavras mais recorrentes ao longo dos quatro dias do evento. Os resultados foram visualizados em uma nuvem de palavras, onde as palavras mais destacadas representam aquelas que ocorreram com maior frequência.

Principais termos mencionados nas apresentações e discussões do evento.

Carla Macário, líder de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Agricultura Digital, considerou que o Kickoff Week foi uma oportunidade incrível. "Pude destacar a importância dos dados na agricultura e como eles moldam nossas práticas nesse setor. Falei sobre a cultura organizacional orientada a dados e como isso se aplica à agricultura digital, onde tudo é fundamentado em dados. Compartilhei experiências, discuti desafios e mostrei a evolução dos dados ao longo da história da agricultura. Abordei temas relevantes como a necessidade de dados confiáveis e a importância da governança de dados, destacando iniciativas da Embrapa e da USP nesse sentido. Também ressaltei a importância de integrar dados em projetos como o ZARC e na área de bioinformática e biotecnologia. A diversidade de visões e abordagens apresentadas no evento foi fantástica. Parabenizo e agradeço pela oportunidade, desejando sucesso contínuo a esse trabalho crucial em um mundo cada vez mais orientado por dados.", afirmou ela.

Prof. Mateus C. Gerolamo, Grupo de Pesquisa em Gestão da Mudança e Inovação - USP

Para o professor Mateus Gerolamo, coordenador do Projeto e do Grupo de Pesquisa em Gestão da Mudança e Inovação (USP), o evento superou as expectativas. “O projeto está ainda em seu primeiro mês e era para ser apenas uma reunião interna de kickoff. Quando organizamos a dinâmica, vimos que tínhamos conteúdo rico para abrir à comunidade interessada. Não tínhamos ideia se seria bem aceito, e ficamos surpreendidos com a quantidade de participantes de vários perfis e também muito felizes com o feedback do público. Estamos satisfeitos com os resultados e com a quantidade de novas ideias geradas em apenas quatro dias, as quais certamente alimentarão os nossos próximos três anos de execução do projeto”.

Gerolamo também destacou a qualidade e comprometimento do time de pesquisadores. “Um dos pontos fortes da proposta, segundo o CNPq, foi a composição do grupo de pesquisadores, e isso ficou comprovado pela qualidade das palestras”.

Os resultados do evento, somados às opiniões de diferentes pessoas, destacam a excelência do mesmo, reforçando a importância de compartilhar conhecimentos e de gerar impacto significativo tanto na comunidade acadêmica quanto na empresarial.

No quadro abaixo é possível ver um panorama numérico dos resultados do workshop.

Principais resultados do Workshop em números.

O projeto de pesquisa é financiado pelo CNPq, Edital Universal Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023. Processo No. 405914/2023-7, com duração prevista até fevereiro de 2027.

Empresas interessadas em fazer parte do projeto podem contatar a coordenação para mais informações e formas de parcerias.

Mais informação:
Site do grupo   |   LinkedIn  |  cultura.dados@gmail.com