COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

Laboratório de Geossintéticos promoveu a 3ª edição do curso de Instalação de Geomembranas

24/02/2024

O Laboratório de Geossintéticos do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) realizou entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano, a 3ª edição do curso de extensão Instalação de Geomembranas.

A capacitação contou com as ministrações do coordenador do curso, o professor Jefferson Lins da Silva do SGS, do técnico Clever Valentin e da Doutoranda MSc. Alejandra Aparicio do mesmo Departamento, da engenheira Carolina Palomino, do grupo Nortene, do engenheiro Thiago Costa, da Tecnoplas, do engenheiro Miguel Rivera, da M&Geo, do Dr. Vinicius Benjamin, da ENG. Consultoria, e também do Eng. Ricardo Cortez, da Estre Ambiental.

Além dessas ministrações, na 3ª edição foi realizada uma mesa redonda com a participação de instaladores e projetistas, sob a coordenação da Comissão Especial de Geossintéticos CEE-175 da ABNT, representada pelo Prof. José Schiavon e a MSc. Alejandra Aparicio, presidente e secretária da referida comissão.

A 2ª edição contou com 40 vagas, porém, devido à alta procura, nesta última edição foram ofertadas 50 vagas, sendo preenchidas com participantes de várias localidades do país, formando um público diverso e envolvendo toda a cadeia de consumo da geomembrana.  

Essa atividade teórico-prática teve apoio de empresas fabricantes de geossintéticos Nortene, Ober e Techground, e de empresas instaladoras de geossintéticos, a saber: Baurugeo, M&Geo, Revest, Record Engenharia e Tecnoplas, e também da ABC Tecnologias, distribuidor de máquinas para instalação.

Segundo o professor  Jefferson Lins, coordenador do Laboratório de Geossintéticos, no começo do ano, entre janeiro e fevereiro, esta atividade já é esperada pelo público, pois se trata de uma atividade que promove a difusão do conhecimento sobre a instalação de geomembranas, oferecendo a oportunidade de adquirir boas práticas quanto a utilização de geossintéticos nas diversas áreas de aplicação da geomembrana, como barragens de mineração, aterros sanitários, reservatórios de água, agronegócio, entre outas aplicações.

Participantes da 3ª edição do Curso de Instalação de geomembranas na sala de aula.

Participantes da mesa redonda da 3ª edição do Curso de Instalação de geomembranas.

Participantes da 3ª edição do Curso de Instalação de geomembranas na entrada do Laboratório de Geossintéticos.

Participantes da 3ª edição do Curso de Instalação de geomembranas na entrada do Departamento de Geotecnia.