COMUNICADOS: Alunos

Matrícula por requerimento: Cálculo I, Cálculo III e Geometria Analítica - Semipresenciais 1º/24

19/02/2024

Estudante EESC,

No 1º Semestre/2024, o Departamento de Matemática (SMA) do ICMC oferecerá pela primeira vez as disciplinas semipresenciais abaixo.

SMA0392-Cálculo I (semipresencial): Esse oferecimento, de forma opcional, será exclusivo aos alunos que atendam aos seguintes critérios: já ter cursado SMA0353 – Cálculo I (ou similar, como descrito na ementa) presencialmente, e ter obtido nota entre 3,0 e 4,9 e frequência igual ou maior que 70%.
SMA0393-Cálculo III (semipresencial): Esse oferecimento, de forma opcional, será exclusivo aos alunos que atendam aos seguintes critérios: já ter cursado SMA0355 – Cálculo III (ou similar, como descrito na ementa) presencialmente, e ter obtido nota entre 3,0 e 4,9 e frequência igual ou maior que 70%.
• SMA0394-Geometria Analítica (semipresencial) Esse oferecimento será exclusivo aos alunos, de forma opcional, que atendam aos seguintes critérios: já ter cursado SMA0300 – Geometria Analítica presencialmente, e ter obtido nota entre 3,0 e 4,9 e frequência igual ou maior que 70%.

Com isto, o SMA está dando continuidade ao oferecimento de disciplinas semipresenciais, que se iniciou no segundo semestre de 2023.

A inscrição nestas disciplinas deverá ser feita exclusivamente via requerimento de Matrícula no Sistema Júpiter, de 14 a 20/02/2024 (Período de retificação de matrícula).

Os alunos de qualquer curso poderão fazer o requerimento para cursar as disciplinas semipresenciais.

É importante lembrar que o Departamento de Matemática já aprovou a equivalência automática entre as respectivas disciplinas presenciais e semipresenciais. De fato, as ementas são exatamente as mesmas.

As únicas atividades presenciais e síncronas obrigatórias serão as provas (que possivelmente serão aos sábados).

Todo o material das disciplinas semipresenciais, como listas, gabaritos, links para vídeos, estarão disponíveis no sistema e-disciplinas, e será um material comum com as respectivas disciplinas presenciais, que são oferecidas regularmente no primeiro semestre com várias turmas.

Os monitores e estagiários PAE também serão comuns, assim como as provas. Embora tenhamos cadastrados horários para as disciplinas semipresenciais, não haverá atividades síncronas nestes horários.

O objetivo do Departamento de Matemática é facilitar a organização da grade horária dos alunos com dependências nas respectivas disciplinas presenciais, assim como utilizar de maneira mais racional os recursos humanos do Departamento.

Notamos que iremos orientar os professores das disciplinas presenciais a aceitarem alunos das disciplinas semipresenciais informalmente como ouvintes, desde que tenham cadeiras disponíveis em suas salas de aula.

Serviço de Graduação
EESC-USP