COMUNICADOS: Alunos

NEPER comemora 20 anos com compilação de estudos sobre resíduos sólidos

24/11/2023

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (NEPER), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), está celebrando seu vigésimo aniversário em grande estilo.

Com o intuito de marcar esta ocasião significativa e difundir o conhecimento científico na área de resíduos sólidos, o Núcleo elaborou uma compilação de todos os estudos conduzidos pelo grupo até o ano de 2022.

Intitulada Contribuições científicas em resíduos sólidos: compilação de estudos do NEPER, essa série de publicações está dividida em quatro volumes que abordam aspectos cruciais da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos:

Diagnóstico, planejamento e gestão - Engloba estudos de caracterização e diagnóstico, planos, políticas, análises financeiras, avaliação da gestão e eventos sustentáveis relacionados aos resíduos sólidos.
Economia circular - Aborda temas como logística reversa, coleta seletiva, triagem, reciclagem, reutilização, redução, prevenção, avaliação de ciclo de vida, educação ambiental e a importância dos catadores de materiais recicláveis.
Reciclagem e tratamento - Explora os processos tecnológicos de reciclagem, compostagem, digestão anaeróbia, tratamento de resíduos e recuperação energética a fim de promover práticas sustentáveis na gestão de resíduos sólidos.
Disposição final - Aborda questões relativas ao tratamento de lixiviado, aproveitamento energético em aterros e o gerenciamento de áreas contaminadas, contribuindo para uma abordagem mais eficiente e responsável na disposição final de resíduos.

Essa publicação representa um compilado de toda a produção bibliográfica orientada pelo professor sênior Valdir Schalch, na área de Resíduos Sólidos na EESC-USP.

NEPER, fundado em 2003, tem desempenhado um papel fundamental nas atividades relacionadas à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, consolidando-se como um ponto de referência nesse campo.

Toda a série de publicações encontra-se disponível no site do NEPER, sendo uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre resíduos sólidos e as práticas sustentáveis associadas a essa área. Além de traçar uma linha cronológica das pesquisas que foram desenvolvidas, possibilitando identificar os temas mais relevantes e os campos de pesquisa que precisam ser melhor explorados.

compilação foi organizada pelos membros do núcleo: Ana Maria R. C. de Castro, Júlia Fonseca C. Andrade, Igor Matheus Benites, Cleyse Kelly B. Nunes e Valdir Schalch.